contato@institutoacqua.org.br

Bloquinho da Saúde alegra crianças e famílias na Casa de Apoio Ninar (MA)

20/02/2020

Músicas carnavalescas, oficina de pintura facial, confecção de adereços e muita animação integraram festa; unidade referência em atender casos de microcefalia é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão

A Casa de Apoio Ninar, em São Luís (MA), recebeu nesta quinta-feira (20/02) o Bloquinho da Saúde – carnaval da inclusão que reuniu mais de 100 crianças e familiares. Animação, músicas carnavalescas, oficina de pintura facial e confecção de adereços integraram a festa. A unidade, referência para o tratamento de microcefalia e outras doenças raras, é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O Governador do Maranhão, Flávio Dino, participou da atividade e destacou a importância da festa destinada às crianças atendidas nos mais diversos serviços de saúde no estado. “Acredito que é o correto, justo e necessário em favor de toda sociedade para que haja a compreensão que as diferenças devem ser respeitadas e compreendidas como várias formas de viver. Uma festa dessa vale para as crianças, suas famílias e para todas as pessoas com problemas de neurodesenvolvimento, pessoas com deficiência. É uma lição: compreender que só teremos uma sociedade melhor, quando todas as pessoas se respeitarem e haja lugar para todo mundo. Essa festa mostra que o carnaval, de fato, é essa festa democrática, que celebra a legitimidade e alegria da diferença e a dignidade de todos”, comentou.

Durante o bloquinho, o Trio elétrico da leitura levou livros e histórias infantis. Personagens infantis como Galinha Pintadinha e sua turma fizeram a alegria das crianças, pais e funcionários presentes na festa carnavalesca. Participaram da ação crianças atendidas pela Casa de Apoio Ninar, do Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), unidades gerenciadas pelo Instituto Acqua e crianças do Centro Especializado em Reabilitação e Promoção da Saúde – CER Olho d’Água; Centro Especializado em Reabilitação (CER) da Cidade Operária; Hospital Aquiles Lisboa e do Centro para pessoas com Transtorno do Espectro do Autista (TEA).

Aline Barbosa Soares, 32 anos, mãe da pequena Aline, de 1 ano e dez meses, uma das crianças atendidas na Casa de Apoio Ninar, expressou a importância do momento para a filha que participou da atividade com a fantasia de Branca de Neve. “Temos uma semana bastante corrida, e esse é um momento de distração, uma forma de esquecermos um pouco do desafio. Foi uma oportunidade para que ela pudesse conhecer um pouco sobre a cultura”, disse a moradora de São Luís.

Alcenir de Fátima Ferreira, do município de Presidente Sarney, distante 155 km da capital maranhense, também falou da alegria em participar do Bloquinho da Saúde. “É a segunda vez que venho a Casa de Apoio Ninar. Esse bloquinho é bom para as crianças que também precisam se divertir, precisam ter esse momento de alegria”, contou.

Já o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, explicou a importância do Bloquinho da Saúde. “Esta é a primeira edição do Bloquinho da Saúde, de inclusão e de cuidado com nossas crianças. Fizemos um carnaval todo especial preparado para elas, com som mais baixo, cores calmas para que elas também pudessem curtir esse momento”, explicou.

Para a diretora-executiva do Instituto Acqua, Paula Assis, o momento foi de inspiração. “É muito bonito acompanhar a alegria de cada criança que, junto aos familiares, pôde aproveitar um momento de harmonia. O Bloquinho da Saúde é uma ação que integra, valoriza o respeito e inspira o trabalho de cada um de nós que atua na gestão de unidades de saúde, especialmente a Casa de Apoio Ninar”, reforçou.

A atividade, promovida pela SES em parceria com o Instituto Acqua, também contou com a integração da Secretaria de Cultura, Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Transportes Públicos (MOB), entre outros órgãos estaduais e municipais.

Fotos: Julyane Galvão/SES e Glauber Dias/Acqua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *