contato@institutoacqua.org.br

Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) promove iniciativa sobre doação de órgãos

30/01/2023

Mensalmente, equipe da comissão de doação da unidade vai dialogar com colaboradores sobre a importância do tema

Sensibilizar profissionais de saúde, acompanhantes e pacientes sobre a importância da doação de órgãos é a missão constante da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís (MA) – unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Na última quinta-feira (26/01), a coordenadora da comissão, Luiza Nóvoa, organizou o primeiro “Café com a CIHDOTT”, explanando o tema da doação de órgãos e tecidos com linguagem facilitada.

O tema da doação exige sensibilidade e atenção aos protocolos da assistência que mudaram nos últimos anos e a principal exigência hoje é a aceitação e deliberação da família sobre a decisão legítima de uma pessoa em ser doador, que se confirma após o diagnóstico de morte encefálica ou parada irreversível das funções cerebrais de um paciente. A palestra foi acompanhada por estagiários do curso de Enfermagem e colaboradores da unidade de saúde.

“O café traz essa intimidade para uma conversa com qualidade. Abordar a doação é sempre um exercício de cuidado para fazer com que todo mundo fale a mesma língua. Vamos fazer os encontros todo mês, na última quinta-feira, para que tenhamos mais pessoas que defendam a importância de ser um doador”, ressaltou Luiza Nóvoa.

Lucas Coelho Pinto, 22 anos, estagiário de enfermagem, comentou a participação. “Ajuda a gente a ter mais empatia com quem está nessa fila de espera, que pode inclusive ser alguém da nossa família ou a gente mesmo, nunca se sabe, a palestra me ajudou a decidir”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *