contato@institutoacqua.org.br

Campanha de prevenção ao câncer de pele realiza mais de 400 atendimentos no Hospital Dr. Carlos Macieira (MA)

07/12/2019

Iniciativa foi realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia; Ação integra Campanha Dezembro Laranja de combate ao câncer de pele

O Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís (MA), em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia realizou 400 atendimentos dermatológicos neste sábado (7/12). A ação integra a Campanha Dezembro Laranja de combate ao câncer de pele. Mais de 20 dermatologistas e residentes ocuparam os consultórios do ambulatório da unidade de saúde para atender todos os pacientes que procuram atendimento. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Após deixar o consultório, Fabiana Noleto dos Santos, 29 anos, auxiliar operacional de Serviços Gerais, falou da importância da ação. ” Procurei o médico por conta de umas manchas e queria saber o que era. Eles me passaram remédio e pomada e pediram para eu aguardar o efeito dos remédios, se não solucionar é para voltar com dez dias. A população precisa muito desses atendimentos”, detalhou a paciente.

A ação foi iniciada com uma palestra educativa coordenada pelos médicos residentes do Hospital Dr. Carlos Macieira, Ana Clara Fialho e José Ricardo Freitas. Durante a conversa com os pacientes, os médicos alertaram da importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

“Temos que estudar e falar à população sobre este tipo de câncer, muito comum em nossa região ensoralada. Realizamos hoje consultas para investigar lesões suspeitas e fazermos os encaminhamentos necessários para casos que precisem de tratamento”, detalhou a médica residente Ana Clara.

O médico Eduardo Lago afirmou que alertar a população é um dos pilares da campanha. “Este tipo de campanha é importante para alertar a população sobre os riscos de câncer de pele e diagnosticar e tratar o maior número possível de pacientes. Por isso, precisamos conscientizar o maior número de pessoas”, afirmou o dermatologista.

Medidas de proteção contra o câncer de pele, como riscos e cuidados com proteção solar, evitar o sol entre às 9h e 15h; uso constante de camiseta e chapéu; utilizar sempre óculos com proteção contra raios ultravioletas e aplicar protetor solar com fator de proteção 30 ou maior diariamente foram dadas como orientação aos pacientes. A Campanha tinha como objetivo fazer um rastreamento de câncer de pele na população.

Além da palestra educativa, pacientes com suspeitas de câncer de pele foram submetidos a biopsia que será encaminhada para análise em laborátório. Além destas, pequenas cirurgias também foram realizadas em casos confirmados pelo diagnóstico clínico.

A média de novos casos diagnosticados de câncer de pele, no Brasil, está em 180 mil, segundo o Instituto Nacional do Câncer. De acordo com o órgão, entre os casos mais comum, está o do tipo Carcinoma Basocelular, que tem relação direta com a exposição solar. O diagnóstico é feito pelo médico e geralmente aparece como um nódilo de cera branco ou uma mancha escamosa marrom em áreas expostas ao sol, como rosto e pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *