contato@institutoacqua.org.br

Campanha Dezembro Vermelho do Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) realiza atividade em shopping da capital

22/12/2019

Ação mobilizou profissionais com objetivo de atender público jovem, alvo da campanha deste ano; hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Profissionais do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís (MA), organizaram um espaço de atendimentos e orientações para o público do Tropical Shopping. A ação, realizada em (13/12), contou com palestra, distribuição de kits de prevenção, teste de glicemia, informações nutricionais e orientações sobre a prevenção contra o HIV. A programação seguiu na última sexta-feira (20/12) com blitz educativa, orientação e entrega de kits para colaboradores, acompanhantes e pacientes dentro da unidade de saúde.

“Essa foi a segunda atividade da campanha. Geralmente elas acontecem dentro da unidade de saúde e sentimos a necessidade de alcançar um público maior para promover essa conscientização sobre a prevenção”, destacou a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do HCM, Nubiane Pinheiro.

As atividades iniciaram com uma roda de conversa e orientações sobre formas de prevenção combinada e profilaxia conduzida pela psicóloga da unidade de saúde. Pessoas que visitavam o shopping receberam orientações e informações de prevenção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis, como a hepatite, sífilis e HIV.

Para a enfermeira Edilene Castro, 42 anos, a ação realizada pelo hospital é uma forma de chegar mais próximo das pessoas. “Muita gente tem medo, tem preconceito ou não tem o hábito de ir até um posto de saúde, fazer consultas, então esse tipo de ação é uma forma de se aproximar mais do público alvo da campanha”, disse.

Programação – Este ano a campanha tem por tema “A luta é compartilhada. A prevenção tem que ser combinada”. Além de alertar para a prevenção que é a única forma de não contrair a doença, também incentiva a realização do teste rápido para detecção do vírus no estágio inicial. O tratamento do portador do HIV, nesta fase, aumenta a expectativa de vida por meio de tratamento especializado.

De acordo com levantamento epidemiológico do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), o Maranhão notificou, desde o início da epidemia, em 1980, até outubro de 2019, 21.288 casos de Aids, sendo 62,8% do sexo masculino (13.020) e 33,2% do sexo feminino (8.058).

As atividades do Dezembro Vermelho promovidas pelo Hospital Dr. Carlos Macieira tiveram início no dia 12 de dezembro, com a realização de palestra sobre o fortalecimento da linha de cuidado das pessoas vivendo com HIV. O HCM é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *