contato@institutoacqua.org.br

Campanha Dezembro Vermelho do Hospital Regional de Ponta Porã (MS) realiza mais de 400 testes rápidos

02/12/2019

Evento teve a proposta de conscientizar população sobre importância da prevenção e combate às DSTs/Aids; hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, promoveu no último domingo (1/12), no Parque dos Ervais, ação em prol da Campanha Dezembro Vermelho, mês de luta e conscientização contra HIV/Aids e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. O evento começou às 15h e realizou 440 testes rápidos gratuitos de HIV, hepatite e sífilis e 100 atendimentos de aferição de pressão arterial, ausculta cardiovascular e testes de glicemia. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“Nosso intuito foi levar informação, prevenção e conscientização à população da fronteira de Ponta Porã. Também buscamos desmistificar sobre as formas de contágio e a doença, além de mostrar que o paciente que tem o vírus do HIV precisa ser acolhido e integrado de forma humanizada. Na ação trouxemos um pouco do trabalho realizado na unidade e promovemos prevenção e saúde aos participantes”, disse a gerente de enfermagem, Edna Cândido.

Durante o evento, houve ainda a distribuição de material informativo e preservativo, palestras, aulas de dança, brincadeiras para crianças.

A coordenadora do Serviço ambulatorial especializado do município de Ponta Porã, Renata Grance, explicou a importância do evento para a saúde da população. “Essa parceria com o hospital foi importante pois juntamos o trabalho da rede de atenção junto à parte assistencial. Em Ponta Porã tem aumentado o número de diagnósticos de HIV, temos a média de dois a três diagnósticos novos por mês e essas ações contribuem para a prevenção, além promover conscientização sobre os testes e diagnóstico”, disse.

Lilian da Silva, 37 anos, recebeu o convite de amigos para participar do evento e elogiou a iniciativa. “Realizo os testes todo ano, assim que soube da ação me programei para vir, pois acho importante a prevenção e monitoramento da saúde”, comentou. Para Ismael Pereira, 53 anos, a prevenção é o melhor caminho. “Estava passeando no parque com a família e aproveitamos para checar pressão, peso e realizar os testes, temos que fazer a nossa parte e se prevenir”, afirmou.

Campanha – Com objetivo de sensibilizar a população sobre a prevenção e o tratamento precoce contra o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), é celebrada no dia 1° de dezembro mobilização nacional denominada Dezembro Vermelho. De acordo com dados do Ministério da Saúde, atualmente, 75% das pessoas vivem com o vírus e conhecem seu estado sorológico. A meta da Organização das Nações Unidas (ONU) é garantir que até 2020 esse número alcance 90%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *