contato@institutoacqua.org.br

Casa de Apoio Ninar (MA) comemora Dia Mundial da Síndrome de Down com ações lúdicas 

23/03/2023

Evento marcou atividades lúdicas, com apresentação de palhaço, contação de história e música; programação continua durante a semana

O Dia Mundial da Síndrome de Down, celebrado na segunda-feira (21/03), também marcou programação da Casa de Apoio Ninar, em São Luís (MA), com atividades lúdicas, que incluiu contação de história, teatro de fantoche, palhaço e atividades musicais para as famílias atendidas na unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A Síndrome de Down é uma condição genética atípica que pode ser diagnosticada ainda na gestação. As crianças nascem com características físicas e distúrbio do neurodesenvolvimento e precisam de estimulação precoce e multiprofissional para desenvolver habilidades motoras, emocionais e mentais. A Casa de Apoio oferece estrutura de atendimento para as famílias que convivem com crianças que possuem síndromes raras e doenças gerais que afetam o neurodesenvolvimento. Das 3.900 famílias cadastradas na unidade de saúde, 30% são de crianças com a Síndrome de Down.

Rosyleth Joyce Ribeiro, 43 anos, mãe de Enzo Gabriel, 4 anos,periodicamente sai de São José de Ribamar, na zona metropolitana de São Luís, para receber atendimento na Casa de Apoio Ninar. “Soube que Enzo nasceu com Down na hora do parto e foi um momento difícil pra mim. Não sabia como ia começar a cuidar dele porque nasceu com outros problemas cardíacos e pulmonares, além de autismo e hiperatividade. A médica do meu filho que me indicou a Casa de Apoio. Aqui não tem o que reclamar. Não tenho condições de pagar um plano de saúde e meu filho tem todo atendimento que ele precisa. Ele já ganhou cadeira de rodas, prótese na perna, tudo por aqui”, disse Rosyleth.

O atendimento começa por regulação de outra unidade de saúde para a Casa de Apoio. A avaliação do diagnóstico deve ser feita por um médico geneticista. Paulo Martins, neuropediatra da unidade, explica que existem características, como a hipotonia (fraqueza muscular), que deve ser acompanhada desde cedo pelos profissionais de reabilitação. “É muito importante o acompanhamento desde cedo para que a criança possa evoluir em suas habilidades e até desenvolver atividades como trabalhos manuais. O estímulo da família é o mais importante. Em países desenvolvidos já podemos ver pessoas com Down inseridas no mercado de trabalho”, afirmou.

A programação do Dia Mundial da Síndrome de Down acontece durante toda semana, com a inclusão das crianças em diversas atividades que já são realizadas pelo circuito de atendimento da Casa de Apoio. “Estamos trabalhando todo circuito de vivência das famílias com crianças Down e atividades alusivas com a data, que inclui essas ações mais lúdicas. Ainda vamos ter um piquenique, e oficina de culinária que promove também o empreendedorismo como fonte de renda”, explicou Andrea Dutra, diretora técnica da Casa de Apoio Ninar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *