contato@institutoacqua.org.br

Casa de Apoio Ninar (MA) completa 5 anos com mais de 628 mil atendimentos

04/07/2022

Unidade, que acolhe e realiza tratamento de crianças com síndromes raras, é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

A Casa de Apoio Ninar, em São Luís (MA), completa 5 anos de funcionamento nesta segunda-feira (04/07). Inaugurada em 2017, mantém foco para o tratamento de crianças com síndromes raras e oferta assistência às famílias dos pacientes que convivem com distúrbios de desenvolvimento neuropsicomotor. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Na área de convivência da Casa de Apoio, estrutura de parque com escorregador, pula-pula, bolo comemorativo, receitas preparadas pela equipe da ‘Cozinha Amiga’ – iniciativa gastronômica que acontece no espaço -, doces e salgados para as crianças integraram a programação que teve o clima de arraial junino. A neuropediatra Patrícia Sousa, que atualmente é diretora clínica e coordenadora do espaço, pontuou as mudanças que a Casa passou ao longo do tempo.

“As crianças que participam da casa desde o começo foram crescendo e tivemos que fazer mudanças nos circuitos, acolher também novas famílias com outras patologias. Isso ainda no princípio, logo após o primeiro semestre de funcionamento. O modelo inicial continua, mas também construímos novos núcleos de abordagem, incluindo o primeiro ambulatório de epilepsia no estado, atendimento com uso do cannabidiol e dieta cetogênica e aquisição de novas medicações”, pontuou.

A assistência multidisciplinar no circuito de vivência usa o método com cuidado centrado na família, com atividades de musicalização, culinária e arteterapia. A missão da Casa de Apoio Ninar é a valorização da maternagem e o cuidado central dessas famílias. O tratamento promove experiências exitosas, como é o caso de Yan Lucas, 6 anos, que é acompanhado pelo diagnóstico do Transtorno de Espectro Autista (TEA). Duas vezes por semana, ele vai até a Casa com a mãe, Franciane Coelho, 28 anos.

“Começamos o tratamento aqui em abril e fazemos acompanhamento com psicopedagogo, psicólogo, psiquiatra, fonoaudiólogo, e também das atividades de terapia. Como ele tem seletividade alimentar, eu passei a experimentar receitas e criei essa geleia. O chef gostou da ideia e estamos aqui expondo. Ela é livre de aditivos, só uso limão e a fruta. Meu filho hoje interage melhor, conversa mais, prova outros alimentos. Aqui é fantástico”, disse Franciane.

Além dela, outras famílias também expuseram o resultado das oficinas. “São os produtos que elaboramos na casa, nas oficinas de nutrição com gastronomia, além da produção de mix de temperos, azeite aromatizado. Tudo foi feito aqui, um cardápio montado com a nutricionistas”, ressaltou José Carlos Sobrinho, o chef de cozinha.

Maria Luzenira dos Santos Oliveira, 42 anos, frequenta o espaço acompanhando a filha Isabele Silva Oliveira, 11 anos. “Eu sou de Bom Jesus das Selvas e fiz hoje mini bolos caseiros de maracujá, chocolate, morango. Eu já gostava da confeitaria, mas no primeiro aniversário da minha filha eu tive impulso de querer aprender mais e hoje faço até encomenda. Agradeço muito o tratamento aqui, minha filha desenvolveu bastante”, falou.

Números – A Casa de Apoio Ninar contabilizou, nestes 5 anos, o total de 628.407 atendimentos. Entre os serviços, foram 71.351 atendimentos em fisioterapia, 125.238 atendimentos em reabilitação, 42.332 atividades educativas, 200.181 consultas multidisciplinares, 43.336 consultas, 5.462 diagnósticos em oftalmologia, 33.009 procedimentos de enfermagem, 18.060 procedimentos multidisciplinares, 1.852 serviços de apoio a diagnóstico, 12.821 serviços em fonoaudiologia, 13.119 sessões terapêuticas, 35.424 terapias em grupo e 26.222 terapias individuais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *