contato@institutoacqua.org.br

Casa de Apoio Ninar (MA) implanta Jardim Sensorial

04/11/2020

Projeto tem como objetivo desenvolver habilidades sensoriais das crianças atendidas na unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua e SES

A Casa de Apoio Ninar inaugura, nesta quarta-feira (04/11), um projeto inovador que une práticas sustentáveis com experiências sensoriais. Jardim Sensorial é o nome que integra horta agroecológica, horto medicinal, pomar, aquário ornamental e o jardim. A unidade de saúde é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Os ambientes serão integrados para a realização de atividades e oficinas que já acontecem na Casa de Apoio, como informa a terapeuta ocupacional Valéria Ferreira. “Vamos incluir dentro do fluxo da Casa com alguns profissionais. O jardim vai ficar disponível para todos os profissionais, com enfoque na coordenação motora fina e ampla, as áreas de desenvolvimento sensoriais pelo olfato, pelo tato em plantas com texturas, cheiros e cores diferentes. Várias atividades para explorar o ambiente junto com a equipe multidisciplinar”, explicou.

O circuito inicia com uma pista colorida e acessível a pessoas de baixa mobilidade. Durante o percurso, as famílias atravessam espaços com sensações diferentes, iniciando pela horta agroecológica com plantações de alface roxa, alface fresca, alface americana, rúcula, agrião, coentro, cebolinha, rabanete, pimenta e tomate. Em outro ambiente, novos cheiros e texturas no horto medicinal, com folhas de hortelã, vicky, capim-limão, jambu, erva-cidreira, cúrcuma, sálvia-rosa, alecrim e boldo.

Altamiro Ferraz Júnior, engenheiro agrônomo e responsável técnico pela criação do jardim, ressalta que todo o ambiente do jardim é sustentável e integrado. “As hortas orgânicas e medicinais são autossustentáveis e utilizam insumos naturais sem qualquer uso de agrotóxico, insumos de baixa solubilidade e nutrientes que não causam desequilíbrio”, disse.

Ao lado do jardim foi instalada uma unidade de compostagem orgânica e um minhocário. “O próprio resíduo vegetal produzido pelas plantas vão para a unidade de compostagem e, depois, as minhocas se alimentam dessa decomposição produzindo um novo adubo que volta para alimentar as plantas”, esclareceu o engenheiro.

O circuito autossustentável do Jardim Sensorial inclui ainda um pomar e um aquário ornamental. Para a criação do aquário foi feita adaptação da piscina da Casa com a construção de sistema de irrigação automatizado e integrado com o circuito e a inserção de 30 peixes (carpas) ornamentais multicoloridos. “Além de servir como experiência sensorial para as crianças que vão poder alimentar os peixes, a água utilizada no aquário será aproveitada para irrigar todo o circuito do jardim e nutrir as plantas com o material orgânico produzido pelos excrementos dos peixes”, afirmou Altamiro.

Flores de petúnias, valerianes, onze horas, alfinetes complementam o circuito do Jardim. O pomar recebeu plantas frutíferas de médio porte, como caju, acerola, jabuticaba, amora, cajá, pitanga, manga, coco, graviola, ata, goiaba e mangostão. A longo prazo, a iniciativa de instalação do Jardim Sensorial vai capacitar os profissionais e famílias atendidas com técnicas de agricultura orgânica e agroecológica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *