contato@institutoacqua.org.br

Casa de Apoio Ninar (MA) promove Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

21/11/2019

Programação conta com palestras sobre saúde e prevenção de acidentes de trabalho; Casa de Apoio Ninar é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão

 

Nesta quinta-feira (21/11) teve início a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) na Casa de Apoio Ninar, de SãO Luís (MA). Promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) do Instituto Acqua, que gerencia a unidade em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a programação do evento inclui palestras sobre temáticas diversas.

De acordo com o supervisor de Segurança do Trabalho para o Instituto Acqua, Hilton de Castro Soares, as atividades da Semana Interna têm objetivo de orientar e esclarecer sobre as atribuições e prerrogativas dos funcionários da unidade de saúde que passam a ser reconhecidos como membros da Comissão Interna.

“Essa é uma semana direcionada para promoção de palestras e atividade de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Por isso resolvemos realizar atividades em dois dias, com temas relevantes para despertar nos colaboradores atitudes preventivas”, falou Hilton de Castro.

A abertura do evento contou com a participação de estudantes do curso de Enfermagem da Faculdade Pitágoras. Coordenados pela técnica de saúde da Coordenação do Programa Municipal de IST, AIDS e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Alessandra Vivekananda Meireles, os universitários realizaram dinâmica de perguntas e respostas sobre prevenção combinada contra infecções sexualmente transmissíveis.

Dúvidas sobre a garantia da vacinação contra infecções, quais IST’s podem evoluir para uma doença crônica, entre outras perguntas, eram respondidas pelos estudantes. Cada participante estourava um balão que continha uma informação considerada mito ou verdade.

A SIPAT é uma atividade prevista dentro do calendário da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Foi o primeiro ano de eleição da comissão realizado na Casa de Apoio Ninar, que está organizada com a participação de quatro cipeiros (dois por indicação e dois por votação) além de dois suplentes empossados no mês de maio. A comissão tem exercício na função durante um ano, com reuniões ordinárias mensais e atribuições rotineiras. O principal objetivo da CIPA é garantir a melhoria e fiscalização das condições de trabalho de todos os ambientes de uma empresa ou instituição, de acordo com orientações da Norma Regulamentadora Nº 5, expedida pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

“Toda empresa que admite trabalhadores com carteira assinada tem que ter a comissão interna de prevenção de acidentes. Após a eleição, já realizamos diversas reuniões e estamos em etapas de treinamento por setores. Elaboramos também o mapa de risco da unidade de saúde e até dezembro teremos concluído os treinamentos das equipes”, finalizou a enfermeira e diretora-administrativa, Ana Caroline Arnaud, que preside a CIPA da Casa de Apoio Ninar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *