contato@institutoacqua.org.br

Casa de Apoio Ninar (MA) recebe visita de deputado que irá entregar cadeiras de rodas adaptadas para famílias atendidas na unidade

19/02/2020

Deputado estadual destinou emenda parlamentar para aquisição de cadeiras adaptadas para crianças atendidas na unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão

Na tarde de terça-feira (18/02), estiveram reunidos na Casa de Apoio Ninar, em São Luís (MA), o deputado estadual Roberto Costa, a secretária adjunta de Assistência à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Carmem Belfort, e a diretora-administrativa da Casa de Apoio Ninar, Ana Caroline Arnaud, com objetivo de organizar a entrega de cadeiras adaptadas para famílias atendidas pela unidade de saúde que é referência no atendimento para casos de microcefalia e doenças raras.

As cadeiras foram adquiridas via emenda parlamentar destinadas pelo deputado estadual para a Secretaria de Estado da Saúde, com recursos no valor de 200 mil reais. Na reunião, foram alinhadas etapas e definição de critérios para beneficiar, inicialmente, 68 famílias atendidas.

“Para que possamos atender todas as crianças que necessitam das cadeiras adaptadas, vamos primeiro fazer uma triagem com base em critérios sociais, como renda, mobilidade das famílias que moram mais distante, fazer também os testes de adaptação para avaliar se a cadeira atende a necessidade específica de cada criança, para então realizarmos a entrega por etapas”, disse a secretária adjunta Carmem Belfort.

A previsão é realizar a primeira etapa da entrega no mês de março. A cadeira adaptada é feita em modelo diferenciado, com suporte para o pescoço e acessórios específicos que ajudam no controle do equilíbrio da cabeça em crianças com problemas de neurodesenvolvimento.

“O trabalho realizado pela equipe da Casa de Apoio Ninar é muito importante na área da saúde e sobretudo no âmbito social, por atender a essas famílias com crianças que precisam desse suporte para ter qualidade de vida. Reconhecemos na assembleia o projeto criado e desenvolvido pela Dra. Patrícia Sousa que ajuda a crianças de todo o Maranhão e essa é a nossa contribuição”, pontuou o deputado Roberto Costa.

Reconhecimento – Em julho do ano passado, a neuropediatra e idealizadora dos projetos da Casa de Apoio Ninar, Patrícia da Silva Sousa, recebeu das mãos do presidente da casa legislativa, o deputado Othelino Neto, a medalha do mérito legislativo “Manuel Beckman”, pelos serviços prestados à população maranhense. A medalha é a maior honraria concedida pelo poder legislativo do estado e a solenidade contou com a presença de dezenas de famílias atendidas pela unidade de saúde.

Gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Casa de Apoio Ninar atende crianças com Síndrome de Down, síndromes raras, paralisia cerebral por anoxia, paralisia cerebral com microcefalia por infecção congênita, incluindo Zyka Vírus, rubéola e toxoplasmose.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *