contato@institutoacqua.org.br

Central Estadual de Transplantes (MA) capacita profissionais de saúde em manutenção de potencial doador de órgão

27/01/2023

Treinamento direcionado a médicos e enfermeiros teve como objetivo implementar condutas para aperfeiçoar manutenção dos potenciais doadores de órgãos e tecidos em unidades de saúde

Em São Luís (MA), a equipe da Central Estadual de Transplantes, unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), deu início a uma série de treinamentos com o objetivo de implementar condutas para o manejo adequado de pacientes classificados como potencias doadores de órgãos nas unidades de saúde estaduais. O primeiro treinamento do calendário deste ano foi realizado na última quarta-feira (25/1) e direcionado para médicos e enfermeiros.

O treinamento foi ministrado pela coordenadora-adjunta Janaína Câmara, a assistente social Kellen Bravin, e o médico Hiago Bastos, que integram a equipe da Central, e é uma atividade normativa determinada em portaria pela legislação que rege a doação de órgãos no Brasil.

Mensalmente o curso será oferecido no auditório do Hospital Dr. Carlos Macieira. A Central Estadual de Transplantes é a instituição responsável pelo controle, identificação e manutenção de pacientes que podem ser potenciais doadores de órgãos. Estes pacientes, em sua maioria, são aqueles classificados como neurocríticos, que podem evoluir para um quadro de morte encefálica durante a assistência.

“São pacientes de UTI, com exceção de alguns casos de pacientes complexos atendidas nas UPAs ou outros serviços de emergência. Essa primeira capacitação inédita tem o objetivo de garantir a qualidade da doação e evitar o número de perdas que tivemos nos últimos anos por uma manutenção inadequada dos pacientes”, explicou Adriano Azevedo, coordenador geral da Central Estadual de Transplantes.

A capacitação detalhou ainda como funciona o fluxo das unidades de saúde com a Central, a abordagem no acolhimento familiar e os aspectos técnicos. A equipe da CET tem estimulado a criação de comissões internas nos hospitais para que a iniciativa fortaleça a melhoria da assistência e do processo de captação de órgãos e transplantes na Rede Estadual de Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *