contato@institutoacqua.org.br

Centro de Hemodiálise de Pinheiro (MA) promove treinamento sobre primeiros socorros em pacientes dialíticos

30/09/2020

Atividade contou com a parceria do SAMU e foi dividida em três etapas; Acqua mantém gestão da unidade em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

O Centro de Hemodiálise de Pinheiro (MA) promoveu treinamento sobre atendimento de primeiros socorros a pacientes dialíticos na última segunda-feira (28/09). A atividade contou com a parceria do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do município. A capacitação foi dividida em três etapas.

Para a Yasmym Cordeiro, diretora-administrativa, o treinamento objetiva capacitar a equipe para agir de forma técnica diante de uma intercorrência. “É importante capacitar todos os nossos colaboradores para evitar que ocorram acidentes, por isso é extremamente importante treiná-los também para que saibam como proceder e abordar de forma objetiva as intercorrências mais comuns em pacientes dialíticos”, comentou.

Participaram do treinamento colaboradores do setor administrativo, auxiliares de transporte, condutores de ambulância, agentes de portarias, auxiliares operacionais de serviço gerais, além da equipe de enfermagem. O Instituto Acqua mantém a gestão do Centro de Hemodiálise em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Conteúdo – Ministrada pelo coordenador do Núcleo de Educação Permanente do SAMU de Pinheiro, Diego Froes, a capacitação, na primeira etapa, teve como tema ‘Acolhimento e Primeiros Socorros ao paciente antes e após o processo de diálise’. As próximas etapas serão voltadas para o suporte básico de vida e suporte avançado. Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem serão o público-alvo.

Durante o treinamento, Froes pontuou a importância do bom acolhimento para a adesão do paciente renal crônico à hemodiálise e primeiros socorros. “Abordamos de forma objetiva as intervenções nas intercorrências mais comuns em pacientes dialíticos, como hipotensão, hipoglicemia, desmaio e crise convulsiva para que dessa forma qualquer pessoa treinada, mesmo que não seja da área da saúde, saiba reconhecer, avaliar e aplicar condutas fundamentais na prevenção ou prestando atendimento inicial até a chegada da equipe de socorro”, concluiu.

 

 

 

Um comentário em “Centro de Hemodiálise de Pinheiro (MA) promove treinamento sobre primeiros socorros em pacientes dialíticos”

  1. sonia dos anjos disse:

    Parabéns toda equipe e pelo trabalho, amo nefro pois já atuei por 8 anos..Parabéns

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *