contato@institutoacqua.org.br

Centro Ninar (MA) celebra 7 anos com mais de 700 mil atendimentos 

15/03/2023

Unidade oferta tratamento especializado à crianças que passam por tratamento de Neurodesenvolvimento; Centro Ninar mantém gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) 

O Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), em São Luís, comemorou na última terça-feira (14/03) 7 anos de funcionamento e contabilizou 704.148 mil atendimentos. Para celebrar os resultados alcançados, a unidade preparou momento comemorativo para colaboradores, convidados, acompanhantes e pacientes. Referência para tratamento especializado às crianças, o Centro Ninar é administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Entre os serviços de reabilitação ofertados pela unidade três tiveram destaque no período: fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia -como procedimentos multidisciplinares que auxiliam no desenvolvimento físico, mental e educacional de pacientes, com sessões terapêuticas sensoriais, cognitivas e visuais, as atividades são realizadas por profissionais especializados em espaços adequados.

Na oportunidade, Carolina Bergê, responsável técnico do Instituto Acqua, pontuou a importância da iniciativa Centro Ninar para as crianças maranhenses. “Nós ganhamos esse lugar. Como cidadã maranhense só tenho a agradecer pela dedicação de vocês, pelo trabalho lindo que vocês desenvolvem aqui, e vejam quantas crianças passaram pelo cuidado de vocês, só tenho a agradecer”.

Tércia Carvalho, coordenadora da Rede de Atenção materno-infantil da Secretaria de Estado da Saúde (SES), esteve durante as comemorações. “Esse projeto é tocado com muito esforço e dedicação por todos os profissionais aqui presentes, isso prova os atendimentos realizados por vocês durante esses 7 anos, melhorando a qualidade de vida dessas crianças, com acessibilidade”.

Missiane da Conceição Pereira Barros, 34 anos, mãe de Manuela da Luz Pereira, acompanha a filha de 8 anos. “Ela recebe atendimento aqui no Ninar desde quando nasceu. Ficou internada na UTI e depois foi encaminhada para cá. Acho um lugar muito útil porque tem todas as especialidades e a gente não precisa ficar indo de um lado para outro. Todos os profissionais recebem a gente muito bem, desde a recepção até o atendimento médico, só agradeço por existir esse tipo de atendimento para essas crianças”, concluiu.

Números – Em 7 anos, a unidade contabilizou 704.148 mil atendimentos, entre procedimentos multidisciplinares que somaram 227.823, e consultas multidisciplinares com 206.153; procedimentos de enfermagem, sendo 101.194; consultas médicas que chegaram a  37.780; Serviço de Apoio e Diagnóstico Terapêutico (SADT) com 19.000; diagnóstico em fonoaudiologia, perfazendo 107.403, além de diagnóstico em oftalmologia (2.062), e exames complementares (2.733 atendimentos).

Rachel Sereno, diretora administrativa do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, fez avaliação dos 7 anos de funcionamento da unidade. “Para quem não sabe, aqui foi minha casa durante cinco anos e estar hoje podendo homenagear essa equipe é emocionante e gratificante. Peço que vocês sempre tenham olhar cuidadoso com quem frequenta a unidade. Agradeço os pais pela confiança de deixar seus filhos com nossa equipe durante os tratamentos, disse.

A unidade funciona desde 2016 com a oferta de tratamento especializado às crianças com problemas de Neurodesenvolvimento, consultas médicas, procedimentos multidisciplinares, além de diagnóstico em oftalmologia e fonoaudiologia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *