contato@institutoacqua.org.br

Centro Ninar (MA) comemora 4 anos de atividades com mais de 400 mil atendimentos

16/03/2020

Unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) oferece acolhimento, assistência e tratamento a crianças com problemas de neurodesenvolvimento

Um bolo de aniversário para marcar os 4 anos de funcionamento do Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), de São Luís (MA), reuniu profissionais, usuários e pacientes atendidos na manhã desta segunda-feira (16/03).

O Centro Ninar foi inaugurado em 14 de março de 2016 e oferece tratamento a crianças com problema de neurodesenvolvimento – como microcefalia, autismo, entre outros – funcionando no Complexo Materno-Infantil Dr. Juvêncio Mattos.

“Mais de 4 mil crianças por mês passam por atendimento aqui na unidade de saúde. Os três principais grupos de atendimento são crianças que estão em seguimento após o parto, o follow-up, outro grande grupo de crianças com microcefalia e as crianças com problemas de neurodesenvolvimento. O trabalho tem como principal recompensa a saúde das crianças e das famílias, que são atendidas aqui e na Casa de Apoio Ninar”, pontuou Rachel Sereno, coordenadora do Centro Ninar.

O Centro Ninar oferece consultas multidisciplinares, diagnóstico de triagem neonatal, diagnóstico em oftalmologia, atendimentos de crianças com microcefalia, procedimentos médicos e de enfermagem, serviço de diagnóstico em fonoaudiologia, Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT) e procedimentos multidisciplinares. A unidade conta com equipe multiprofissional com cirurgião plástico, geneticista, neuropediatra, oftalmologista, pediatra, fisioterapeuta, psicopedagogo e terapeuta ocupacional.

Keila Castro Ramos, 35 anos, de Humberto de Campos, mãe de Davi Lucas, 4 anos, que faz tratamento de epilepsia e consulta há 2 anos com neurologista, elogia o serviço. “A gente é muito bem atendido. Venho mensalmente para as consultas e aqui a gente recebe todo atendimento necessário”, disse.

O presidente da Associação Maranhense de Doenças Genéticas e Raras, Paulo Ricarte, participou do evento e ressaltou a importância na parceria com o Centro Ninar. “Aqui é uma porta que se abre a cada dia para muitas famílias que precisam de atendimento”, observou.

Pelo Centro Ninar, mensalmente, são realizadas cerca de 1.400 sessões de fonoaudiologia, 500 sessões de psicopedagogia, 1.600 sessões de fisioterapia, 220 diagnósticos fonoaudiólogos, 500 consultas médicas, 2.300 consultas multiprofissionais, 150 exames de média complexidade, 1.900 sessões de terapia ocupacional e 70 exames neurológicos.

Foto: Marcio Sampaio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *