contato@institutoacqua.org.br

Centro Ninar (MA) comemora 6 anos com mais de 583 mil atendimentos

14/03/2022

Unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) oferta tratamento especializado a crianças com dificuldades de neurodesenvolvimento

O Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), em São Luís (MA), completa 6 anos e contabiliza 583.732 mil atendimentos com vários serviços em saúde, consultas médicas, procedimentos multidisciplinares ambulatoriais, diagnóstico em oftalmologia e fonoaudiologia.

A coordenadora operacional da unidade, Rachel Serejo, destacou a felicidade em fazer parte da história do Centro Ninar. “Estou aqui há cinco anos e junto com toda a equipe é uma alegria ver a evolução dos pacientes que fazem tratamento aqui, ver que as crianças estão tendo qualidade de vida melhor porque tiveram acesso à assistência médica, e a gente consegue graças à gestão do Instituto Acqua”, comentou.

Francisca Doneris de Sousa, mãe de Isaque Samuel, 4 anos, fez agradecimento para todos os profissionais da unidade. “Agradeço a oportunidade de estar fazendo o acompanhamento do meu filho aqui – desde que ele saiu da UTI há quatro anos, nascido prematuro, eu não perco nenhuma consulta mesmo com dificuldades, mas vejo a evolução do meu filho, e isso é graças a sabedoria e dedicação de vocês em cuidar dos nossos filhos”, falou a moradora do município de Peritoró.

Destaque – Entre os tratamentos realizados pelo  Centro Ninar está o da microcefalia. Foram realizados 10.691 atendimentos de pacientes com essa síndrome. Adriana Carvalho, psicopedagoga, realiza junto com a equipe multidisciplinar terapias para o desenvolvimento dessas crianças com ou sem síndromes. “Temos todo o suporte para trabalhar a questão escolar das crianças, na psicopedagogia fazemos atividades que envolvem bastante o sensorial e visual para estimular a fala, o aprendizado e ajudar melhor nossos pacientes”.

Atendimentos – Em seis anos, o Centro Ninar contabilizou 583.732 atendimentos. Desse total, atendimentos de consultas médicas foram 31.483; consultas multidisciplinares registraram 168.410; Diagnóstico de triagem Neonatal são 2.733; Diagnóstico em Oftalmologia, 1.691; Procedimentos de Enfermagem chegaram a 76.277; Procedimentos multidisciplinares foram 195.310; Serviços de Apoio ao Diagnóstico Terapêutico fixaram em 15.705; e Serviço de Diagnóstico em fonoaudiologia contabilizaram 92.123.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *