contato@institutoacqua.org.br

Centros de hemodiálise gerenciados pelo Instituto Acqua promovem Dia Mundial do Rim

09/03/2023

Consultas e exames integraram atividades nas unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Nesta quinta-feira (09/03) os centros de hemodiálise administrados pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão realizaram ações em alusão ao Dia Mundial do Rim. A data é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Nefrologia com o objetivo de conscientizar a população sobre a crescente presença de doenças renais em todo o mundo e a necessidade de estratégias para a prevenção e tratamento. Este ano, o tema teve como foco “Saúde dos Rins e Exame de Creatinina para todos”.

Os centros de hemodiálise de Pinheiro, Presidente Dutra e Balsas promoveram atividades educativas, consultas e exames. A ação aconteceu ainda no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís, e no Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês. A data é celebrada anualmente na segunda quinta-feira do mês de março.

O exame de creatinina é feito por meio da coleta de sangue do paciente e deve ser indicado uma vez por ano em consultas ambulatoriais, como explica a nefrologista do HCM, Thayse Gouveia. “É um exame bem simples e obrigatório nas consultas de rotina dos cuidados integrais com a saúde. Muitas pessoas podem ter uma doença renal e não saber porque no estágio inicial não há sintomas. Hoje, estamos fazendo uma triagem para avaliar pessoas em situação de risco por algumas características, como diabetes, pressão alta, obesidade, histórico familiar, uso de cigarro, idosos ou uso constante de anti-inflamatórios”, pontuou a médica.

No Brasil são mais de 150 mil pessoas dialíticas. As ações nas unidades de saúde – os centros de hemodiálise e hospitais – incluíram palestras multidisciplinares, atendimentos com profissionais da enfermagem, nutricionistas, psicólogo, assistente social, farmacêuticos e médicos, e também a oferta de exames clínico, com equipe de triagem e dosagem de marcadores de doença renal crônica, como ureia e creatinina.

No Centro de Hemodiálise de Pinheiro foram mais de 70 pessoas que participaram do evento. Uma delas foi Berenice Freitas Ribeiro, 41 anos. “Vim consultar no macrorregional e aproveitei para fazer essa avaliação renal, gostei bastante, tirei muitas dúvidas e vou fazer meus exames”, falou.

A equipe do Centro de Hemodiálise de Balsas realizou 40 consultas com exames de creatinina. Após a triagem os pacientes foram examinados pelo nefrologista Victor Vasconcelos, que integra a equipe da unidade de saúde. Já no Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra foram atendidas mais de 50 pessoas, com a coleta de exames de ureia e creatinina. No Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês, a ação contou com atendimento e orientações do nefrologista da unidade, Anderson Salviano, e a realização de 50 exames de uretra e creatinina.

Raimundo de Oliveira, 51 anos, passou pelo atendimento no Hospital Dr. Carlos Macieira. “Vim trazer minha esposa para uma consulta e acabei fazendo aqui os testes, deu tudo certo”. O hospital atendeu 300 pessoas na ação.

Estrutura – O Centro de Hemodiálise de Pinheiro é equipado com 40 cadeiras de diálise. A unidade realiza 120 atendimentos nos três turnos. No Centro de Hemodiálise de Balsas são atendidos 80 pacientes em quatro turnos por dois dias. O Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra realiza 36 sessões de diálise, diariamente, e conta com 12 poltronas.

No Hospital Dr. Carlos Macieira funciona um Centro de Diálise, com 27 poltronas para atendimento em três turnos, de segunda a sábado, com equipe multiprofissional.

Já no Hospital Macrorregional Tomás Martins existem dois leitos disponíveis para pacientes dialíticos e, em média, 6 pessoas são atendidas diariamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *