contato@institutoacqua.org.br

Cerimônia marca Acreditação Nível I ofertada pela ONA ao Hospital Dr. Carlos Macieira (MA)

01/03/2023

Organização Nacional de Acreditação (ONA) conferiu certificação à unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES); esta é a terceira unidade pública de saúde administrada pelo Acqua a garantir o título 

Na última terça-feira (28/02), o Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís (MA), promoveu cerimônia oficial para marcar o reconhecimento da Organização Nacional de Acreditação (ONA) que certificou com a Acreditação Nível I. A unidade, gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi avaliada em todas as áreas, incluindo aspectos estruturais e assistenciais, e cumpriu padrões de qualidade e segurança. É o primeiro de alta complexidade do Nordeste a receber o título e a terceira unidade pública de saúde, gerenciada pelo Acqua, a conquistar a certificação – somam-se ao HCM o Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), e a Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir), em São Luís.

“Quero dividir o prêmio com todos vocês que fazem a família Carlos Macieira. Aqui eu recebi tratamento para Covid e fui muito bem cuidado. É possível termos um hospital público de qualidade e garantir saúde para todos”, disse o governador do Maranhão, Carlos Brandão.

O evento reuniu lideranças do hospital e contou com presença do secretário-chefe da Casa Civil e secretário de Estado da Comunicação, Sebastião Madeira; do secretário de Estado de Articulação Política do Maranhão (Secap), Rubens Pereira; da diretora-executiva do Instituto Acqua, Paula Assis; do representante do Instituto de Planejamento e Pesquisa para Acreditação em Saúde, Adriano Silva; do diretor da EMSERH, Marcelo Duailibe; da médica Thainá Camarão; do diretor geral do hospital, Edilson Medeiros, e demais representantes institucionais.

O HCM é referência em assistência de alta complexidade, e inclui atendimento multiprofissional nas áreas de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, serviço social, nutrição e psicologia, entre outros serviços. Com 2.200 funcionários (diretos e indiretos), a unidade conta com mais de 37 especialidades. “Esse time muito orgulha a ONA. É uma grande conquista para o Maranhão e para o Nordeste”, reiterou Adriano Silva, representante da ONA.

“Quero saudar essa grandiosa equipe do hospital que recebe esse selo de qualidade e segurança na assistência em saúde. Vocês merecem todos os parabéns por alcançar esse desafio. Nosso desafio é fazer com que esse selo se espalhe por mais unidades de saúde do Maranhão”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

O processo de certificação teve início em abril de 2022 com a elaboração de um plano de ação, a partir da implantação de novos protocolos assistenciais e novo organograma. “Foi um desafio imposto à nossa equipe e conseguimos em dez meses a certificação. É uma equipe incansável, com respeito, carinho e admiração aos pacientes e que faz a diferença, esse pertencimento com a unidade”, pontuou Edilson Medeiros, diretor geral.

A agenda também incluiu a visita do jardim do hospital, uma área interna que foi reformada para práticas de terapias integradas, deambulação e banho de sol de pacientes, um momento da rotina que garante o tratamento humanizado e respeitoso, como explica Hilleana Ramos, coordenadora de fisioterapia do hospital. “São atividades diárias, pela manhã e à tarde, que colaboram bastante no tratamento de pacientes com ansiedade por muito tempo em ambiente fechado, e que não têm nenhuma contraindicação de precaução de contato. Ver a natureza e respirar ambiente externo melhora muito a evolução do tratamento”, esclareceu.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *