contato@institutoacqua.org.br

Ciclo de treinamentos virtuais capacita 150 profissionais do Instituto Acqua no Maranhão

22/08/2021

Por meio de videoconferência, equipe técnica da organização capacitou trabalhadores de 21 unidades de saúde no Maranhão 

O Instituto Acqua concluiu neste mês ciclo de treinamentos virtuais capacitando 150 trabalhadores de 21 unidades de saúde gerenciadas pela organização no Maranhão. A pauta dos encontros foi o ‘Painel Geral de Indicadores’, plataforma de informações importante para o fluxo de trabalho. O objetivo da iniciativa foi trabalhar diretamente com os responsáveis pelos setores de cada unidade para aprimorar o acesso e lançamento de informações na base do sistema de produção. Além disso, a oportunidade também serviu para melhorar o entendimento sobre a geração dos indicadores de assistência e produção, que inclui análise técnica do perfil de atendimento da unidade, garantindo a segurança e confiabilidade das informações geradas na ferramenta por meio dos relatórios. Novas capacitações ocorrerão nos demais estados cujo Acqua mantém gestão de unidades hospitalares.

Elayne Costa é supervisora operacional no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís, no Maranhão. A colabora ressalta a importância da atividade. “Nesse período de pandemia que estamos vivendo, as reuniões virtuais foram de extrema importância, fez com que o serviço continuasse. Mesmo com as equipes distantes, foi possível reunir todos para o treinamento”. Jamila Oliveira do Nascimento, que atua como coordenadora de enfermagem na Policlínica Santa Inês, no Maranhão, concorda com a colega. “Como somos do interior do Maranhão, a viagem para São Luís torna-se muito cansativa. O formato virtual permite mais interação e vai ajudar até mesmo na frequência das reuniões, permitindo serem mais recorrentes”.

Os treinamentos ocorreram durante as duas últimas semanas e foram ministrados e organizados pela equipe técnica do Instituto Acqua, composta pelas consultoras Maria Aparecida Martins e Imaculada Aparecida Machado, pela responsável técnica de enfermagem Priscila Fernandes e pela analista de dados Angelita Moreira.

“Desde o início da pandemia nossa preocupação com a educação continuada foi reforçada. Não apenas para superar os desafios da nova realidade do país, mas para dar sequência aos planos de trabalho das unidades. Nosso objetivo agora é estruturar e aumentar essa modalidade de capacitação, pois os resultados já podem ser constatados”, explica Imaculada Machado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *