contato@institutoacqua.org.br

Cirurgia segura é tema de palestra no Hospital Regional de Ponta Porã (MS)

15/02/2020

Atividade orientou equipe multiprofissional sobre protocolos e medidas para reduzir o risco de eventos adversos; unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua por meio de parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Mato Grosso do Sul

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou na última quarta-feira (12/02) palestra sobre cirurgia segura. A atividade foi conduzida pelo médico cirurgião que atua na unidade, Roberto Alessandro Giummarresi Torres, e teve intuito de orientar a equipe multiprofissional sobre protocolos e medidas para reduzir o risco de eventos adversos.

“O conceito de cirurgia segura envolve medidas adotadas para redução do risco de eventos adversos que podem acontecer no pré-operatórios, durante e pós-operatórios. Dentro da unidade utilizamos protocolos que visam a segurança do paciente e realizamos medidas do checklist, tais como: identificação correta do paciente e presença de toda a equipe cirúrgica, confirmação do procedimento a ser realizado e planejamento de acesso respiratório e da necessidade de transfusão de sangue”, explicou Roberto Torres.

A unidade segue os protocolos de cirurgia segura estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde. Os resultados são monitorados por meio do indicador: exames pré-operatórios, jejum, lateralidade e orientação pré-operatória.

“A preparação das mãos para a cirurgia deve ser realizada esfregando-as com sabonete antimicrobiano apropriado e água ou friccionar com preparação alcoólica antes de calçar luvas estéreis. O posicionamento correto do paciente na mesa cirúrgica; confirmação do lado a ser operado; disponibilidade de equipamentos e materiais necessários para cirurgia são itens que devem conter no checklist para garantir uma cirurgia segura”, afirmou o médico.

Paciente Seguro – O Hospital Regional de Ponta Porã é um dos três hospitais do Mato Grosso do Sul que integra o projeto Paciente Seguro. A iniciativa é coordenada pelo hospital de excelência Moinhos de Vento, em parceria com o Ministério da Saúde por meio do PROADI-SUS. Uma das medidas do programa é promover ações para a implantação de práticas seguras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *