contato@institutoacqua.org.br

Cirurgias pediátricas retomam no Hospital Dr. Carlos Macieira (MA)

26/09/2020

Serão realizadas 200 cirurgias até o final do ano; hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a SES

O Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís, no Maranhão, retomou neste final de semana as cirurgias eletivas que integram o programa Mais Cirurgias do Governo do Estado. Nesta etapa foram realizadas 17 cirurgias pediátricas, nos dias 25 e 26 de setembro, atendendo a crianças com até 12 anos. O hospital estadual é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Carlos Lula, secretário de Estado da Saúde, compareceu ao hospital e falou sobre a expectativa de realizar 6 mil cirurgias no estado até o final do ano. “Metade dos estados da federação ainda não conseguiram retomar as cirurgias eletivas. A gente começou a retomar no mês de agosto e isso só é possível porque estamos com o nível de contágio pelo coronavírus abaixo de 1 por cerca de 100 dias. A gente tem condição de retomar aos poucos, em até 40% da capacidade e cumprindo os protocolos de precaução. Os procedimentos cirúrgicos estão sendo realizados também nos hospitais de Pinheiro e Santa Inês, inicialmente com as cirurgias pediátricas e, até o fim do ano, cirurgias também em outras especialidades”, disse.

O diretor do HCM, Edilson Medeiros, prestou homenagem ao médico Raimundo Lima, que faleceu neste ano em decorrência de complicações da Covid-19. “Ele sempre tinha disponibilidade para atender às crianças. Foi realizada justa homenagem do Governo ao dar o nome dele a uma unidade de saúde estadual”, pontuou.

As cirurgias pediátricas no Hospital Dr. Carlos Macieira terão continuidade nos próximos finais de semana até alcançar o número de 200 crianças recuperadas e que se encontram na fila de espera, todas encaminhadas por unidades da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e pelas secretarias municipais de Saúde. Para descontrair o ambiente, voluntários do grupo Terapia do Riso promoveram brincadeiras, momento de pintura e animação entre as crianças e os pais, tornando o ambiente hospitalar mais agradável.

No hospital foram disponibilizadas 5 salas de cirurgia e uma equipe especializada em cirurgias pediátricas, com 5 cirurgiões pediátricos, 10 técnicos de enfermagem, 3 enfermeiros e 5 anestesistas especializados. De acordo com a cirurgiã pediátrica Michele Gurgel, os procedimentos cirúrgicos são de pequena e média complexidade. “São hérnias inguinais, hérnias umbilicais, hérnias epigástricas e fimoses, que são doenças curativas, mas que podem ter complicações futuras se não forem operadas. Geralmente os procedimentos duram menos de 1 hora e após a recuperação da anestesia a criança já recebe alta”, explicou.

Renata Ribeiro Oliveira Martins, 29 anos, levou o filho Rafael Alef Oliveira Martins, 5 anos, para o hospital. “Ele veio fazer cirurgia de fimose. Já tinha realizado um procedimento cirúrgico, mas teve complicação. Faz alguns meses que estou esperando essa cirurgia que tinha sido cancelada por conta da pandemia”, relatou.

A mesma cirurgia de fimose era aguardada por Kevin Geovani, 4 anos. Ana Cristina Marques Santos, 26 anos, mãe da criança, estava ansiosa pelo procedimento. “Estou esperando quase um ano pela cirurgia de fimose do meu filho. Ele já teve inflamação e fiquei ansiosa e feliz porque agora vai dar tudo certo”, comentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *