contato@institutoacqua.org.br

Colaboradores do Hospital de Trauma de João Pessoa (PB) participam de palestra sobre Sepse

27/09/2019

Com objetivo de despertar reflexão sobre a Sepse, uma das principais causas de mortes em UTIs, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa (PB), promoveu na última quinta-feira (26/09), ciclo de palestras com foco nos profissionais. O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A Sepse é uma situação clínica causada por diversos micro-organismos, entre eles, as mais frequentes são as bactérias que proporcionam uma resposta inflamatória no indivíduo, como produto de uma infecção. Essa infecção normalmente pode ser adquirida tanto no meio comunitário como também no meio hospitalar. Este último é o mais preocupante, pois geralmente são causados por micro-organismos multirresistentes.

A médica infectologista da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Larissa Negromonte, destacou a importância da participação dos profissionais da área de saúde em palestras e cursos de educação continuada. “No meio hospitalar, pode-se tentar combater as infecções por meio da medida simples e altamente eficaz, como a higienização das mãos. Isso traz um impacto na redução das infecções hospitalares, o que leva à Sepse, que hoje ocasiona em torno de 40 mil óbitos por ano no Brasil”, ressaltou.

A coordenadora da internação, Raissa Cavalcante, falou da importância da atuação da enfermagem na prevenção da Sepse. “Quanto mais rápido se identificar a Sepse, maior a probabilidade do indivíduo ter cura e de implementar medidas essenciais. E o profissional enfermeiro tem uma importância significativa nesse processo” frisou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *