contato@institutoacqua.org.br

Com administração do Instituto Acqua, Hospital Regional da Transamazônica (PA) avança em consultas e cirurgias

18/01/2023

Com mudanças na estrutura, novos treinamentos e capacitações, Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT) em Altamira, sudoeste do Pará, passa por mudanças para melhorar a qualidade do atendimento à saúde da população da região do Xingu

Desde que o Instituto Acqua assumiu a gestão do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira (PA), no início de dezembro de 2022, a organização social realizou levantamento integral da estrutura e dos processos do hospital para definir as melhorias necessárias. O intuito é aprimorar e acelerar os atendimentos para a população. Durante o primeiro mês de gestão, a unidade retomou a rotina dos procedimentos de média e alta complexidades, além das consultas ambulatoriais e cirurgias eletivas em diversas especialidades.

A retomada dos serviços assistenciais fez com que a unidade registrasse a realização de 242 procedimentos cirúrgicos e 1.117 consultas ambulatoriais. A qualidade dos atendimentos rendeu à unidade 206 altas de pacientes que puderam voltar para casa recuperados, após o período de internação. Neste período, foram realizados 284 atendimentos de urgência e emergência, 14.492 exames e 1.550 sessões de hemodiálise com pacientes com problemas renais.

Ricardo Carajeleascow, diretor Geral do HRPT, explica que a maneira como o atendimento é ofertado na unidade comprova a eficiência dos profissionais que atuam na instituição. “Temos no HRPT um apoio imprescindível para nossa região do Xingu. E esse resultado positivo só confirma que nosso hospital oferta o que há de melhor, que é assistência de qualidade e humanizada, tudo isso gratuitamente pelo SUS. Mérito do esforço de toda equipe, que se dedica, capacita e promove o melhor acolhimento”, afirma o diretor.

Para Fernando Soares, 42 anos, que precisou realizar exames de rotina no laboratório da unidade, o atendimento desde a portaria até a coleta do exames foi tranquilo e rápido. “Desde a entrada vão nos direcionando. Me senti muito bem com toda essa atenção, carinho e cuidado que eles demonstraram aqui, só posso agradecer por isso”, celebrou.

Samir Siviero, diretor-presidente do Instituto Acqua, lembra que o modelo de gestão aplicado passa pelo DNA da instituição. “O Instituto Acqua tem compromisso com a população. Está nas raízes da nossa administração ofertar o melhor acolhimento, com pilares da eficiência, humanização e investimento. Esse modelo administrativo permite consolidar o trabalho por meio de planejamento, capacitação profissional e melhorias estruturais. Estamos reunindo o que há de melhor e mais moderno para atender a região do Xingu”, explica o gestor.

O HRPT é referência para casos de média e alta complexidades, ofertando atendimento especializado em mais de 20 especialidades médicas, como neurologia, urologia, traumatologia, pneumologia, ginecologia, cardiologia, pediatria, cirurgia geral, mastologia, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *