contato@institutoacqua.org.br

Com apoio cultural do Acqua, concurso de esculturas no ABC Paulista divulga vencedor

03/06/2019

Iniciativa integra projeto que marca os 80 anos do Sindicato dos Químicos do ABC; artista plástico e cartunista Rui Miranda recebeu prêmio das mãos do presidente do Instituto Tomie Ohtake, Ricardo Ohtake

Com a proposta de incentivar a cultura regional e disseminar o debate em torno do desenvolvimento do Polo Petroquímico e região ABCD, o Sindicato dos Químicos do ABC promoveu, por meio do projeto comemorativo que marca os 80 anos da instituição, concursos de escultura e redação que envolveram as sete cidades do ABC Paulista. O evento que marcou a divulgação dos vencedores e entrega de premiações, ocorrido no último sábado (1/06) no Clube Palestra de São Bernardo do Campo (SP), contou com a presença do presidente do Instituto Tomie Ohtake, Ricardo Ohtake, escolhido para anunciar a escultura vencedora.

No segmento cultural, o tema escolhido foi “O Mundo do Trabalho, Democracia e Participação”. A ação teve apoio do Instituto Acqua, Instituto Tomie Ohtake e Catraca Livre. Das três finalistas, a escultura vencedora foi do artista plástico e cartunista Rui Miranda, que recebeu o prêmio no valor de R$ 10 mil das mãos de Ricardo Ohtake. “Esse tema tem muito a ver com meu pensamento e o trabalho que estou desenvolvendo nessa etapa da vida. A escultura mostra essa relação da classe trabalhadora, do modo como enxergo o proletariado”, explica.

O Concurso de Redação, realizado em escolas públicas da região, teve como temática a história do Polo Petroquímico em Mauá e sua importância para o desenvolvimento do ABCD. A vencedora foi a estudante do 9º ano da Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm, de Ribeirão Pires, Giovanna Carminati. Em segundo lugar ficou Lívia Lucena, aluna do 8º ano da Escola Estadual Wanda Bento, de Santo André, e em terceiro o aluno Luís Henrique Serra dos Santos, do 9º ano da Escola Estadual Adonias Filho, de São Bernardo do Campo. A iniciativa para celebrar o aniversário da entidade lançou ainda um selo comemorativo oficial dos Correios e a publicação “A história 2008 – 2018”.

Para o diretor do Instituto Acqua, Ronaldo Querodia, iniciativas que estimulam o pensamento crítico assemelham aos projetos culturais e educacionais que o Acqua dissemina na região. “É sem dúvida um ponto de debate, engajamento e sinergia que passa pela trajetória dos quimícos no ABC. Não haveria melhor modo de comemorar estes 80 anos, senão concursos que estimulam o pensamento crítico, valorizam artistas e estudantes. Ações como essa se encaixam na filosofia do Instituto Acqua em ofecerer cultura e educação mais próximas das pessoas”, pontuou.

Raimundo Suzart, presidente do Sindicato dos Químicos do ABC, frisou a importância de contar com empresas que valorizam o histórico da instituição. “A história dos Químicos do ABC é uma história de conquistas e resistência desde a sua fundação em 1938. Temos muito a celebrar, por isso fomos buscar parceiros nas empresas e em entidades culturais para promover essa grande festa”, destacou.

O Projeto 80 anos foi realizado com patrocínio das empresas Cabot, CBC, Braskem, Voss Automotive, UNIPAR, Chevron e Oxiteno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *