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Com avanços e modernização, Hospital Regional Dr. José de Simone Netto (MS) conquista Acreditação em 2022 e registra mais de 45 mil atendimentos em Pronto Socorro 

17/01/2023

Acreditação Hospitalar, metas contratuais e implantação de projetos emergenciais foram pontos positivos do ano; hospital, único 100% SUS do Mato Grosso do Sul a conquistar certificação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), é gerenciado pelo Instituto Acqua

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), registrou em 2022 mais de 45 mil atendimentos em Pronto Socorro (PS) e ampliou investimentos em tecnologia, capacitação e metas contratuais. Com atendimento humanizado e gestão eficiente, foram superadas mais de 80% das metas contratuais estabelecidas, o que torna o hospital modelo a ser seguido no Mato Grosso do Sul, colocando a unidade como referência. Único da rede pública no estado, 100% SUS, acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) em nível I, o hospital atende municípios da região sul do estado, como também recebe pacientes da macrorregião e do município paraguaio de Pedro Juan Caballero, cidade que faz fronteira com Ponta Porã. Atualmente, a unidade atua com média de 450 colaboradores, entre contratados, terceiros, administrativo e equipe médica.

“O ano de 2022 revelou grandes desafios, mas toda a equipe abraçou a causa e conseguimos manter o nível de atendimento, graças a todo o nosso corpo técnico e administrativo. Avançamos com novos fluxos, realizamos a manutenção da Acreditação emitida pela ONA e ampliamos as capacitações para, cada vez mais, acolher a população com segurança e eficiência”, pontuou Letícia Carneiro, diretora-geral.

Samir Siviero, diretor-presidente do Instituto Acqua, reforça o compromisso da instituição frente à unidade e cumprimenta os profissionais. “O Hospital Dr. José de Simone Netto é uma grande referência para nós do Instituto Acqua. A população merece o melhor e, certamente, se não fosse a dedicação, conhecimento e empenho dos profissionais, não teríamos sucesso. Parabenizo cada um que ajuda a transformar a unidade em modelo hospitalar público. Em 2023 teremos ainda mais avanços, aprendizados e conquistas”, pontua o gestor.

Pronto-Socorro, UTI e internações – Com  atendimento potencializado pela entrada do projeto “Lean nas Emergências”, que prevê diminuir o tempo de atendimento no Pronto Socorro da unidade, a quantidade de atendimentos emergenciais foi significativa; ao todo foram realizados 45.477 atendimentos no PS, entre os meses de janeiro e outubro de 2022; o total de internações também foi elevado. Ao todo, foram realizadas 6.223 internações. “É importante destacar que o número de internações aumentou devido ao retorno das cirurgias eletivas, que estavam suspensas na unidade por conta da pandemia, e durante o ano de 2022 os atendimentos foram aumentando gradativamente”, destacou Alexandre Trindade, enfermeiro RT (Responsável Técnico) do Pronto Socorro. Entre os atendimentos, destacam-se as internações de traumatologia, realizadas pela equipe de ortopedia da unidade – após coleta de dados, foram constatados 826 atendimentos em pacientes de trauma durante o ano de 2022, ou seja, cerca de 13% das internações.

Outra referência é a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – 20 no total; no mês de outubro de 2022 foi concluída a reforma da UTI-B, garantindo melhor atendimento ao usuário. “A chegada da UTI-B contribuiu para potencializar o nosso atendimento, e nos tornarmos cada dia mais um hospital modelo dentro do estado”, destacou Eber Ayala, enfermeiro responsável pela UTI. Cada UTI atende, em média, 520 pacientes por ano.

As internações da unidade ficam sob responsabilidade do NIR (Núcleo Interno de Regulação), coordenado atualmente por Jorge Miguel Lopez, enfermeiro. O núcleo conta ainda com apoio dos médicos reguladores Antônio Adauto e Liz Lino, bem como toda equipe que realiza os procedimentos administrativos para liberação de leitos e controle de fluxos de internação do hospital. De acordo com Jorge, o projeto Lean nas Emergências teve extrema importância. “Hoje o NIR é uma unidade técnico-administrativa que possibilita o monitoramento do paciente desde a sua chegada à instituição, até o momento de sua alta, garantindo desta forma todos os cuidados necessários para o paciente”, destacou.

Maternidade e Pediatria – Em 2022 foram realizados 1.610 partos, dos quais 940 normais e 670 cesáreas. “Sempre focamos no bem-estar, e com isso podemos prestar um serviço de extrema qualidade, garantindo conforto para o recém-nascido e para as mamães”, destacou o enfermeiro Gerson Maciel, responsável pela maternidade.

A pediatria também apresentou números importantes. Foram realizadas 1.070 internações. “A curva de atendimento da unidade teve aumento principalmente entre os meses de maio e julho, onde a temperatura cai e as crianças acabam sendo prejudicadas, principalmente com doenças respiratórias e clima seco”, destacou a enfermeira Patrícia Deppine, responsável pelo setor.

Assistencial, CCIH, NEP e SESMT – O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto se destacou em 2022 pelo atendimento assistencial. Sob responsabilidade das equipes de Assistência Social e Psicologia foram realizadas diversas visitas assistidas, acompanhamentos para colaboradores e pacientes na parte de saúde emocional e também auxílio para pacientes que chegam no hospital em situações de vulnerabilidade. “É um atendimento realizado da melhor maneira possível, para todos os pacientes”, destacou Casimira Machado, uma das assistentes sociais da unidade.

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) também realizou grandes ações durante o ano. Foram treinamentos, palestras e capacitações aos colaboradores como práticas de aprimoramento hospitalar. A CCIH trabalha em conjunto com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica.

As educações permanentes também figuraram em destaque durante o ano de 2022. O trabalho coordenado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) é realizado de maneira semanal com palestras abertas a todos os colaboradores, e durante o dia com treinamentos específicos em cada setor. Ao todo, foram realizadas 40 palestras durante o ano, destaque para as campanhas “Abril Verde, Outubro Rosa, e Novembro Azul.

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) também realizou diversos eventos na unidade, como a SIPAT (Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho) e a eleição da CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes). O SESMT também atua na notificação de acidentes de trabalho e zela pelo bom andamento do trabalho.

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