contato@institutoacqua.org.br

Coronavírus é tema de palestra no Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados (MS)

06/03/2020

Atividade orientou equipe multiprofissional sobre medidas de prevenção ao vírus; unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua por meio de parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Mato Grosso do Sul

O Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados (MS) realizou na última quinta-feira (05/03) palestra sobre o Coronavírus. A ação foi conduzida pelo infectologista Daniel Abraão e teve intuito de informar os colaboradores sobre as medidas de prevenção sobre o vírus e dados atualizados sobre a doença.

Daniel Abraão alertou sobre as medidas de prevenção de contágio ao vírus e sintomas. “Orientamos que sejam adotadas medidas gerais de prevenção, como higienização das mãos, principalmente antes de consumir alimentos, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca. Não compartilhar objetos de uso pessoal, manter os ambientes bem ventilados, evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença. Os sinais e sintomas clínicos são principalmente respiratórios, como febre, tosse e dificuldade para respirar”, explicou.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) foram registrados mais de 90 mil casos do novo Coronavírus, em 32 países. A maioria dos casos se concentra na China. O período de incubação, tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção por coronavírus, pode ser de 2 a 14 dias.

“O caso suspeito deve utilizar máscara e ser acomodado em quarto de isolamento. O profissional de saúde deve coletar as amostras respiratórias e encaminhar os casos graves para um hospital de referência para isolamento e tratamento. Se tiver febre, tosse e dificuldade de respirar, procure atendimento médico assim que possível e compartilhe seu histórico de viagens com o profissional de saúde”, afirmou Daniel Abraão.

Novo Coronavírus – É um vírus que tem causado doença respiratória pelo agente Coronavírus, recentemente identificado na China. Os Coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e animais. Geralmente, infecções por Coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Alguns Coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.

De acordo com o Ministério da Saúde o diagnóstico do novo Coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios com potencial de aerossolização (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). É necessária a coleta de duas amostras na suspeita do novo Coronavírus. As duas amostras serão encaminhadas com urgência para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Uma das amostras será enviada ao Centro Nacional de Influenza (NIC) e outra amostra será enviada para análise de metagenômica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *