contato@institutoacqua.org.br

Crianças atendidas no Centro Ninar (MA) participam de arraial

29/06/2019

Maracás, boizinho e indumentária foram artigos confeccionados durante oficinas com crianças e pais; unidade é referência no tratamento para crianças com distúrbios no neurodesenvolvimento

O Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), de São Luís (MA), promoveu na última quinta-feira (27/06) um animado arraial junino. Crianças atendidas na unidade, além dos pais e equipe multiprofissional participaram da festa. A unidade revolucionou o método de acolhimento e estímulo no tratamento às crianças com distúrbios no neurodesenvolvimento. Instrumentos como maracás, boizinho e indumentária, utilizados na tradicional festa de bumba-meu-boi, símbolo da cultura maranhense, foram confeccionados durante oficinas com as crianças e pais. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Supervisora da equipe multiprofissional, Raquel Sereno explicou o motivo do arraial do Ninar ser especial. “Nossa equipe resolveu fazer uma festa onde as crianças pudessem brincar da maneira que elas desejassem. O arraial no Ninar é uma forma de contemplar todas as crianças atendidas na unidade. Quando falamos com as mães, elas toparam de imediato. Então, reafirmamos que seria realizado”, contou.

Durante as oficinas terapêuticas, cada criança decorava as peças. O material utilizado não levantou custos. A equipe multiprofissional buscou formas alternativas aliando à prática terapêutica à realização da atividade. Para a confecção do maracá, as equipes utilizaram garrafa pet pequena. Para a emissão do som foram colocados feijões dentro da garrafa.

Maria do Socorro Santos Silva, 50 anos, moradora do bairro Santa Clara, em São Luís, contou o que achou da festa. Ela acompanha o neto Miguel, 3 anos, que passa por tratamento no Centro Ninar após ser diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Achei essa festa muito importante, principalmente para as crianças. Meu neto está amando. Ajuda a interagir mais”, pontuou.

Emile Vitória, 2 anos, com microcefalia por toxoplasmose, estava acompanhada pela mãe Crislane Erica Ferreira Galvão, 21 anos, moradora do São Francisco. Ela também destacou a importância da festa junina. “Esses momentos são muitos bons. São maravilhosos. Minha filha fica alegre. Isso é muito importante para mim”, disse.

Oficinas – As oficinas trabalham desde a coordenação motora fina até a socialização, facilitando o convívio da criança com outras crianças de mesma idade. Além do ganho no convívio social, a oficina incentiva mães e responsáveis a produzir brinquedos educativos sem custos.

O Centro Ninar está em funcionamento desde 2016 e oferece tratamento especializado às crianças com distúrbios no neurodesenvolvimento, entre os quais estão a microcefalia, síndrome de Down, autismo e outras doenças raras. Para atender de forma especializada as crianças que buscam tratamento, o local dispõe de equipes multidisciplinares e espaços adequados para atendimento e reabilitação. Entre os profissionais estão: Cirurgião Plástico, Geneticista, Neuropediatria, Oftalmologista, Pediatra, Fisioterapeuta, Psicopedagogo e Terapeuta Ocupacional.

“Nesses momentos de festividade sempre realizamos ações, uma vez que a unidade é referência no tratamento de crianças. É importante porque relembrar a cultura maranhense ensina essas crianças a também se divertirem”, pontuou a diretora-administrativa do Complexo Materno-Infantil Dr. Juvêncio Mattos, Andréa Moraes de Oliveira.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *