contato@institutoacqua.org.br

Cuidados com a mente e autorresponsabilidade são debatidos no Hospital Tomás Martins (MA)

24/01/2020

Ações foram destinadas para colaboradores e pacientes; atividade integra campanha Janeiro Branco da unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

O Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês (MA), promoveu, nos dias 21 e 22/01, duas ações educativas destinadas para colaboradores e pacientes. Com os temas ‘Cuidados com a mente’ e ‘O poder da autorresponsabilidade’, as palestras integram o cronograma de atividades da Campanha Janeiro Branco, da unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES).

A primeira palestra foi coordenada pelas couches Adriana Barros e Carucia Guimarães. Com objetivo de levantar reflexão a respeito da consciência e comando da vida, a terapeuta em medicina Integrativa Adriana Barros iniciou a conversa perguntando aos colaboradores quais eram seus maiores sonhos e se cada um acreditava na realização desses projetos mais ousados. Durante o desenvolvimento da atividade, elas destacaram ainda a importância do exercício da autorresponsabilidade.

“Meu grande objetivo é que cada colaborador consiga colocar em prática esses conhecimentos, tendo neste aspecto o verdadeiro significado da sabedoria. Cada colaborador precisa compreender que o poder da autorresponsabilidade é uma ferramenta poderosa, pois ela é tudo o que precisamos para conseguir realizar nossos maiores sonhos e resolver nossos maiores problemas. É importante exercer essa filosofia e estilo de vida para que tenhamos sucesso em todas as áreas”, pontuou.

Durante a conversa, as palestrantes lembraram a importância de executar as seis leis da autorresponsabilidade. De acordo com Adriana Barros, cada lei é uma forma de melhorar a vida do indivíduo. “Na primeira lei é visto que ao invés de criticar é melhor se calar. A segunda é voltada para sempre dar sugestões; a terceira lembra que nunca devemos ficar procurando culpados, mas sim ir atrás de soluções; a quarta indica que se for para sermos vitimizados é melhor se colocar como vencedores, a quinta e sexta mostram que devemos aprender com os erros e ter muito cuidado com os julgamentos”, explicou a terapeuta em medicina integrativa.

Outras atividades – Tratando sobre os cuidados com a mente, a psicóloga Raira Larrainy Santos da Silva desenvolveu diálogo com os pacientes e acompanhantes que aguardavam atendimento ambulatorial, no último dia (22/01). O momento objetivou, segundo a profissional, incentivar os usuários do serviço de saúde a fazer uma reflexão sobre saúde mental.

“A saúde mental é um componente primordial para o bem-estar das pessoas. Se relaciona com as emoções, sentimentos, subjetividade, o modo como o indivíduo se envolve com as pessoas e com ele mesmo, além de ser importante identificar se isso acontece de forma harmoniosa e saudável e tem promovido boa qualidade de vida para esse sujeito”, detalhou Raira.

Durante a palestra, a psicóloga desmistificou uma série de rótulos que englobam a saúde mental, lembrou algumas psicopatias que podem surgir, entre elas, a depressão e os transtornos de ansiedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *