contato@institutoacqua.org.br

Depoimentos, orientações sobre prevenção e gesto de solidariedade marcam atividade do Outubro Rosa na Maternidade Humberto Coutinho (MA)

27/10/2019

Equipe da unidade realizou compra solidária de bottons para ajudar tratamento da esposa de um colaborador; unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a SES

O apoio da família e amigos para uma mulher após o diagnóstico positivo de câncer de mama é uma das formas que podem ajudar no tratamento é o que apontam os especialistas. Foi com esse intuito que a equipe da Maternidade Humberto Coutinho, de Colinas (MA), sensibilizada com a história de vida da esposa de um colaborador, realizou a campanha ‘Bottons Outubro Rosa’. Durante o mês de outubro, os acessórios foram vendidos de forma simbólica para ajudar no tratamento. O ato de solidariedade, realizado em (24/10), integrou a atividade do Outubro Rosa. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“Foi um gesto simbólico, mas muito lindo de todos os colaboradores da maternidade Humberto Coutinho, pois todos compraram. Esses depoimentos nos alertam para que possamos sempre cuidar de nós mesmas, além de incentivarmos mais mulheres ao autocuidado”, comentou a coordenadora de enfermagem da maternidade, Danielle Teixeira.

A programação contou ainda com orientações sobre a forma correta da realização e a importância do autoexame com a assistente social Márcia de Jesus Brito e as enfermeiras Vilmara Boleto e Danielle Teixeira. Durante o diálogo, as mulheres receberam informações sobre os passos que devem ser seguidos ao identificar um nódulo na mama.

“Prevenir o câncer de mama é tarefa para todos os dias. Mas outubro é um mês especial. É Outubro Rosa, mês de prevenção e conscientização. Mês para ouvir histórias de luta e superação de mulheres que tiveram câncer ou que estão em tratamento. A experiência de Flávia serve de alerta para outras mulheres”, ressaltou a assistente social Márcia de Jesus.

Segundo especialistas, o recomendando é que as mulheres realizem o exame de mamografia uma vez ao ano. Quando descobertos cedo, as chances de cura aumentam em 90%. Uma alimentação saudável com prática de exercício também são fatores que ajudam a evitar o aparecimento do câncer de mama. A programação foi encerrada com a palestra do médico obstetra e ginecologista Silas Mont Alegre.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *