contato@institutoacqua.org.br

Dia Mundial de Higienização das Mãos é comemorado com ação no Hospital Dr. Carlos Macieira (MA)

05/05/2022

Unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES); data é comemorada no dia 5 de maio

Nesta quinta-feira (05/05), profissionais do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís (MA), realizaram programação alusiva ao Dia Mundial de Higienização das Mãos. A ação contou com blitz educativa, jogo educativo e distribuição de brindes no hall da UTI Cardiológica Pediátrica do hospital gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

No mês de maio, as unidades de saúde estaduais gerenciadas pelo Instituto Acqua comemoram duas datas alusivas ao Controle de Infecções Hospitalares, que são o Dia Mundial de Higiene das Mãos, em 5 de maio, e, no dia 15, o Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares.

A atividade no Carlos Macieira foi coordenada pela equipe da Comissão de Controle de Infecções Hospitalares em parceria com o Núcleo de Segurança do Paciente. Os profissionais participaram de dinâmica de perguntas e respostas sobre quais os protocolos e boas práticas relacionadas à higienização das mãos, que é a quinta meta incluída nas Metas Internacionais de Segurança do Paciente.

Prevenção – Este ano, a campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) tem como tema “Segundos que salvam vidas – higienize suas mãos!”. A campanha está centrada no cumprimento de ações de higiene das mãos no ponto de assistência/tratamento. Entende-se por ponto de assistência/tratamento, o local onde ocorrem simultaneamente as presenças do paciente e do profissional de saúde e a prestação da assistência ou tratamento, envolvendo o contato com o paciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *