contato@institutoacqua.org.br

Dia Nacional do Técnico em Segurança do Trabalho é comemorado no Hospital Dr. Carlos Macieira (MA)

27/11/2019

Palestras e campanha de vacinação marcaram o evento; dia 27 de novembro é comemorado nacionalmente há 34 anos

Profissionais do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís (MA), participaram nesta quarta-feira (27/11) de atividade em alusão ao Dia dos Técnicos em Segurança do Trabalho, com palestras ministradas pelo superintendente de Segurança do Trabalho do Instituto Acqua, Hilton de Castro Soares Filho, e a enfermeira e especialista em Psiquiatria, Ana Caroline de Vasconcelos. O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão.

A data homenageia os profissionais que atuam na garantia da segurança e proteção de todos os profissionais de uma empresa ou instituição. Os técnicos planejam medidas preventivas para evitar acidentes e manter a saúde dos trabalhadores em suas atividade ocupacionais.

“Prevenir acidentes é a nossa principal responsabilidade e, para isso, temos inúmeras ferramentas, como a criação de comissões internas, programas de prevenção, atividades de inspeção e verificação de não-conformidade para minimizar os riscos”, explicou Hilton de Castro Soares.

A enfermeira Ana Caroline abordou o tema das drogas e alcoolismo como forma de atenção e prevenção dos trabalhadores para os riscos decorrentes dos vícios. Na ocasião, os participantes foram recepcionados por uma equipe de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde que distribuiu aplicação de vacinas contra hepatite, febre amarela, tétano, influenza e sarampo.

Janete de Abreu Costa, recepcionista no HCM, aproveitou para atualizar a carteira de vacinação tomando doses contra o sarampo. “É importante porque quem trabalha em hospital pode estar sujeito a mais doenças. Na função de secretária, sempre tomo cuidados, sobretudo com a higienização das mãos”, disse.

Danyelle Petrinny Izequiel, 28 anos, exerce a função de Técnica de Segurança do Trabalho há 4 anos no Hospital Dr. Carlos Macieira. Ela conta que o maior desafio da profissão é a conscientização dos profissionais. “Cada de um nós é responsável pela prevenção e integridade da nossa saúde no próprio ambiente de trabalho. Na função de técnica, a gente contribui com informações, inspeção, sinalização e outras formas de prevenção. Temos que ser disciplinados com a prevenção e é um dever de todos nós”, finalizou.

Sobre a data – Os técnicos de Segurança do Trabalho são vinculados ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), que deve incluir enfermeiros, engenheiros e médicos do trabalho. A profissão de técnico foi regularizada em 27 de novembro de 1985, por meio da lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *