contato@institutoacqua.org.br

Diálogo sobre Depressão Pós-Parto integra Setembro Amarelo na Maternidade Humberto Coutinho (MA)

18/09/2021

Unidade de saúde é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES); campanha promove ações de prevenção ao suicídio

As gestantes em atendimento no ambulatório especializado da Maternidade Humberto Coutinho, em Colinas (MA), participaram, na terça-feira (14/09), de palestra sobre o tema depressão pós-parto, em alusão à campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio. A campanha é realizada nas unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O diálogo foi conduzido pela psicóloga Gessiane Barros da Silva. O tema da depressão no puerpério foi descrito pela profissional como alterações no comportamento, emoções e estado psíquico e que tem características, como o humor deprimido, dificuldade de cuidar de si e do bebê, irritabilidade excessiva, alterações no sono e alimentação, entre outros.

“A maioria das mulheres não tratam ou cuidam como deveriam, pois ainda sabe-se pouco sobre esse assunto, o que dificulta o processo de tratamento. Alguns fatores podem estar vinculados ainda com o período da gestação, como fatores biológicos, socioeconômico, histórico de transtorno psicológico não tratados, incluindo ainda a ansiedade gestacional. É importante que tanto a gestante como a família estejam atentos aos sintomas de depressão pós parto, para que assim procurem ajuda profissional”, disse Gessiane.

A maternidade já abordou pacientes com sintomas de depressão pós-parto e o protocolo de assistência inclui acompanhamento médico e psicológico. Na palestra, algumas gestantes puderam tirar dúvidas sobre o transtorno psíquico. Tamires Silva Almeida, 34 anos, foi uma delas. Com 36 semanas de gestação ela foi até a unidade fazer consulta de rotina e aproveitou para participar da atividade. “Eu gostei bastante, recebi informações que eu não imaginava”, disse.

Outra gestante assistida na maternidade, Baez Freitas Novais Varão, 31 anos, também agradeceu. “Achei a palestra muito boa. Bom ter essas informações, ainda porque já estou com 34 semanas de gestação, em breve vou ter meu bebê. A palestra me ajudou a ter esclarecimentos e também me prevenir”, disse.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *