contato@institutoacqua.org.br

Diálogo sobre saúde mental é promovido no Hospital Macrorregional Tomás Martins (MA)

17/01/2020

Atividade integra a campanha Janeiro Branco de promoção à saúde mental nas unidades gerenciadas pelo Instituto Acqua e SES  

O Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês (MA), abriu programação sobre saúde mental com diálogo realizado na última quarta-feira (15/01), na área de vivência da unidade. A atividade conduzida pelo psicólogo do hospital, Magno Pinto de Oliveira, integra a campanha Janeiro Branco.

“Saúde mental pode ser definida, de forma geral, como a capacidade que cada indivíduo tem de se relacionar com o mundo e com as pessoas em seu entorno de forma produtiva e saudável, no que consiste em dar a estes contextos o que é exigido e extrair dos mesmos o que deles precisa”, assim definiu Magno Oliveira, que também é especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial.

A área de vivência do hospital foi decorada com balões brancos que continham frases motivacionais e de incentivo ao melhor de cada um, escritas pelos próprios profissionais da unidade. Com uso de um questionário de perguntas e respostas, o psicólogo abriu o diálogo pontuando porque é importante falar sobre saúde mental, de que forma ela pode se tornar uma doença, além de orientações práticas de como manter o equilíbrio e quando é necessário procurar ajuda profissional.

Entre os sintomas ou comportamentos destacados pelo psicólogo, e que servem de alerta para os cuidados com a saúde mental, estão o isolamento social, perda de prazer em desenvolver atividades, choro fácil, alterações do sono, do humor, da afetividade e da alimentação.

Para cuidar das emoções, o especialista sugere ainda a prática de atividades físicas de forma regular, desenvolver atividades de lazer, sempre que possível estar próximo às pessoas que ama, trabalhar no que realmente gosta e ter proximidade com a natureza.

As informações contribuíram para que a técnica de enfermagem da unidade de saúde, Janiela Oliveira Fernandes, refletisse sobre a importância do autocuidado. “Achei importante os esclarecimentos porque a gente precisa aprender a viver melhor, trabalhar melhor e se ajudar”, falou.

O Macrorregional conta também com a colaboração dos psicólogos da equipe multiprofissional que estão sempre disponíveis para realizar o atendimento inicial e encaminhar para tratamento os casos que necessitam de acompanhamento ao longo do ano.

A programação do Janeiro Branco do Hospital Macrorregional Tomás Martins prossegue com atividades até esta terça-feira (21), às 15h, com palestras direcionadas para os profissionais da unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *