contato@institutoacqua.org.br

Distocia de ombro é tema de reunião científica na Maternidade Benedito Leite (MA)

18/06/2019

A unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão realiza, mensalmente, encontros com objetivo de capacitar os profissionais

A Maternidade Benedito Leite, em São Luís (MA), promoveu em (13/06) reunião científica para debater práticas que asseguram a melhoria dos atendimentos em emergências obstétricas. Enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos participaram da palestra sobre distocia de ombro, ministrada pelo supervisor de enfermagem da unidade, Célio Roberth Oliveira de Sousa. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES).

A distocia de ombro é uma emergência imprevisível que ocorre durante o momento do parto, quando, após a passagem da cabeça do recém-nascido, não há saída dos dois ombros, como explica Célio. “O bebê é para vir ao mundo naturalmente sem que precise colocar as mãos nele. Quando o ombro do bebê trava na pelve pode ocorrer a distocia”, disse.

O profissional explica ainda outros casos, como em situações do parto vaginal que primeiro saem os pés do bebê e depois a cabeça, com posição invertida. A técnica para resolver este tipo de emergência obstétrica acompanha uma série de protocolos com etapas de alerta chamadas mnemônicos que vão indicando as manobras e métodos que auxiliam na solução da complicação.

“O próprio bebê dá os sinais, por exemplo, o sinal de tartaruga, quando ele vai e volta e não encosta o queixo no tronco. No parto pélvico, quando o tronco desce inclinado, entre outros fatores”, complementou.

Em casos de distocia o profissional indicado para esse atendimento é o obstetra, mas o especialista explica que o enfermeiro também é capacitado. “Se não agir rápido na hora do parto, o bebê corre risco de graves complicações, como sofrimento fetal, anoxia e até óbito”, pontua Célio Roberth.

A reunião científica integra a iniciativa da Maternidade Benedito Leite em promover atualização de conhecimento e capacitações direcionadas para temas específicos das emergências obstétricas. Pós-parto será o tema do próximo encontro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *