contato@institutoacqua.org.br

Doação de leite humano é tema de palestra na Casa Acqua (MA)

27/08/2021

Atividade integra campanha Agosto Dourado; Casa Acqua, iniciativa social, oferta atendimento gratuito em São Luís em várias especialidades

A programação da campanha Agosto Dourado na Casa Acqua, iniciativa social do Instituto Acqua em São Luís (MA), tem reunido mulheres em torno do debate e atividades educativas sobre a importância do aleitamento materno, todas às terças do mês de agosto. Uma equipe de profissionais do Banco de Leite Humano do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA) participou, no dia 24 de agosto, de atividade no espaço. A programação da campanha Agosto Dourado na Casa Acqua encerra na próxima terça-feira, 31 de agosto, com palestra educativa e café da manhã aos participantes.

As nutricionistas Simone Nunes Leal Chagas e Marília de Fátima Viana Alves, acompanhadas da enfermeira Francisca Neres da Silva Martins abordaram tópicos referentes aos serviços prestados pelo banco de leite do hospital universitário.

O posto de coleta funciona de segunda a sexta, na Unidade Materno Infantil, das 7h às 19h. A estrutura do Banco de Leite Humano é formada por sala de processamento e pasteurização do leite, consultórios pediátricos, sala de reunião para palestras com as mães, sala de estudo e pesquisa e sala de pesagem dos bebês. Lá é promovida a assistência aos bebês que nascem na Unidade Materno Infantil, com acompanhamento também às mães que apresentam problemas de amamentação, consultas pediátricas, visitas domiciliares (orientação correta para amamentação e coleta do leite), pasteurização com rigoroso controle de qualidade do leite coletado antes de sua distribuição às crianças prematuras da UTI Neonatal, além do atendimento especializado e atividades de ensino e pesquisa.

“O banco ainda conta com o serviço de puericultura, que acompanha os bebês até o sexto mês. Assim como também, auxilia as mamães na amamentação, ensinando a forma correta para amamentar, evitar fissuras mamárias, entre outras dificuldades que a puérpera possa vir a ter durante este período, contribuindo na construção do vínculo afetivo mãe- bebê”, disse a enfermeira Francisca Neres.

O Banco de Leite do HUUFMA é cadastrado na Rede Nacional de Bancos de Leite Humano e obedece a critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde, contidos no Manual do Banco de Leite Humano. Para quem deseja realizar doação, pode entrar em contato pelo telefone (98) 2109-1178 ou pelo whatsapp, no número (98) 99163-6833.

Um comentário em “Doação de leite humano é tema de palestra na Casa Acqua (MA)”

  1. Proteger a Amamentação: Uma Responsabilidade de todos
    Agosto Dourado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *