contato@institutoacqua.org.br

Dois hospitais públicos gerenciados pelo Instituto Acqua figuram na lista de melhores UTIs do Brasil

29/03/2023

Lista da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), divulgada na última terça-feira (28/03), revela Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, e Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira, no Pará, com selo UTI “Top Performer”

Dois hospitais públicos administrados pelo Instituto Acqua estão na lista de melhores UTIs brasileiras com performance nos parâmetros mortalidade hospitalar e utilização de recursos. O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, e Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira, no Pará, conquistaram o reconhecimento. O destaque foi divulgado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), na última terça-feira (28/03), com a publicação da lista de hospitais brasileiros que receberam o selo de UTI “Top Performer”. Participaram da avaliação 707 hospitais, e destes, 135 (19,1%) receberam a distinção. Essa participação engloba 50% das UTIs do Brasil. Nos estados que representam, ambas unidades geridas pelo Acqua são as únicas 100% SUS a obter a aprovação.

Samir Siviero, diretor-presidente do Instituto Acqua, enaltece a conquista e parabeniza os profissionais que, diariamente, fortalecem o trabalho. “É uma notícia extremamente gratificante. O Instituto Acqua, nos últimos anos, intensificou metas para que cada vez mais possamos demonstrar o compromisso que temos com a qualidade, eficiência e transparência. Atuamos para a população. Saber que tanto esforço resulta em reconhecimentos como este nos motiva e instiga ainda mais a lutar por um SUS acolhedor e satisfatório. Parabenizo cada profissional que com inteligência, conhecimento, dedicação, paixão e respeito entregam muito trabalho. Esse reconhecimento é de vocês. Aproveito, ainda, para agradecer aos governos estaduais pelo empenho e parceria”, avalia o gestor.

Idealizada em 2010, a iniciativa ‘UTIs Brasileiras’ tem como objetivo caracterizar o perfil epidemiológico das unidades de terapia intensiva no Brasil e compartilhar informações que possam ser úteis para orientar políticas de saúde e estratégias, com intenção de melhorar o cuidado dos pacientes críticos no País. A ação estimula ainda o uso de indicadores de qualidade e desempenho na gestão das UTIs adulto e pediátricas e, com isso, busca aprimorar a qualidade da medicina intensiva e aumentar a segurança dos pacientes no Brasil.

Desde sua criação, anualmente, os hospitais participantes recebem certificados com selos de participação no Registro Nacional e de gestão de indicadores. Entretanto, neste ano de 2023, será a primeira vez que a lista das UTIs Top Performer será publicada, conforme explica o Ederlon Rezende, médico e um dos idealizadores e responsável pelo programa. “Achamos que o projeto já está maduro o bastante, além de considerarmos que a transparência é um grande aliado da melhoria de qualidade”, comenta.

A lista de hospitais com as UTIs que foram contempladas pela AMIB e a Epimed Solutions com o selo de UTI “Top Performer” não é um ranking, uma vez que recebem a distinção aquelas que, no último ano, tiveram performance no grupo do melhor tercil, abaixo de 33,3% (as UTIs são divididas em três tercis: melhor desempenho, médio e pior) em dois parâmetros: mortalidade hospitalar de acordo com a gravidade e utilização de recursos, também ajustada à gravidade.

“Na lista há renomados hospitais do eixo São Paulo-Rio, o que mostra que os critérios têm boa especificidade, mas também foram incluídos hospitais de cidades do interior, inclusive hospitais públicos. Isso me deixa muito contente porque comprova que boas UTIs se fazem a partir de uma boa equipe, bem treinada e organizada”, revela Ederlon Rezende.

Marcelo Maia, presidente da AMIB, destaca ainda a importância do projeto e da participação dos hospitais no programa. “O projeto valoriza as UTIs que trabalham com qualidade e gerenciam indicadores para que obtenham os melhores resultados. A AMIB incentiva que todas as UTIs brasileiras participem desse projeto para que entendam o funcionamento e a análise dos indicadores de segurança e qualidade, melhorando os resultados dos desfechos para os hospitais, tornando ainda maior a segurança do paciente”, conclui.

Os hospitais gerenciados pelo Instituto Acqua mantêm, ainda, certificações pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto mantém o selo de unidade acreditada Nível I, e o Hospital Regional Público da Transamazônica possui o Nível 3. A certificação é concedida à instituição que atende aos critérios de segurança, incluindo aspectos estruturais e de gestão, com parâmetros internacionais.

Confira a lista completa aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *