contato@institutoacqua.org.br

Edema Agudo de Pulmão é tema de capacitação na UPA Santa Rita (PB)

31/08/2019

Qualificação voltada para profissionais de enfermagem foi ministrada pela coordenadora Daniella de Ataíde; unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba

A equipe de enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento – UPA Santa Rita (PB), participou na última semana de capacitação sobre Edema Agudo de Pulmão (EAP). O treinamento foi ministrado pela coordenadora de enfermagem da unidade, Daniella de Ataíde, sobre as principais condutas para o assunto, a partir da discussão de um caso clínico. O Instituto Acqua, por meio de parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba, é responsável pela administração da UPA.

A possibilidade de identificar os sinais e sintomas do Edema Agudo de Pulmão contribui substancialmente para a assistência do atendimento realizado na UPA, de acordo com a coordenadora Daniela de Ataíde. “O tratamento na emergência demanda este tipo de habilidade da nossa equipe de profissionais. É preciso observar o alívio imediato dos sintomas e a estabilização hemodinâmica do paciente”, explicou.

Para a diretora-clínica da UPA Santa Rita, Tália de Moura, treinamentos como este são fundamentais para que a equipe esteja o mais capacitada possível para responder às demandas que chegam à unidade. “No caso do Edema Agudo de Pulmão é preciso que tenhamos habilidade de identificar os sinais e ter agilidade para intervir, seja suplementando oxigênio ou buscando a estabilização com medicamentos”, detalhou a médica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *