contato@institutoacqua.org.br

Em 100 dias, Hospital Regional de Ponta Porã (MS) ultrapassa metas com administração do Instituto Acqua

19/07/2019

Sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Mato Grosso do Sul, unidade aumentou 198% o número de cirurgias eletivas e procedimentos

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), obteve destaque ao atingir as principais metas e demonstrar indicadores positivos nos primeiros 100 dias de gestão. Entre os meses de abril e junho deste ano, foram registradas 2.145 internações nas Clínicas Médica, Ortopédica, Cirúrgica, Obstétrica, Pediátrica e UTI Adulto. Em um comparativo realizado com o mesmo período de 2018, houve aumento de aproximadamente 50%. Nos três primeiros meses, sob administração do Instituto Acqua, foram contabilizadas 513 cirurgias de médio e pequeno porte, destas, 260 foram eletivas das especialidades ginecológicas, urológicas, hérnia e vesícula. Em relação à gestão anterior, houve aumento de 198%, quando apenas 87 cirurgias eletivas foram realizadas no mesmo período.

A unidade é gerenciada desde 29 de março pelo Instituto Acqua junto à Secretaria de Estado da Saúde (SES) e obteve melhorias na produção com a ampliação dos atendimentos e oferta de exames. No período, os atendimentos mais que dobraram: foram realizados mais de 60 mil procedimentos ambulatoriais.

O diretor-geral da unidade, Demetrius do Lago Pareja, ressalta que a unidade conseguiu atingir as principais metas, por meio do investimento em equipamentos e capacitações. “Nós tivemos a grata satisfação de logo nos primeiros 100 dias, sob a gestão do Instituto Acqua, colocarmos a unidade em pleno funcionamento. Conseguimos atingir as principais metas de internação, procedimentos ambulatoriais, cirurgias de modo geral e eletivas, até excedemos as nossas metas. Isso demonstra que a gestão é bastante eficiente e efetiva”, conclui.

Para Samir Siviero, diretor-presidente do Instituto Acqua, a evolução do trabalho integra a política de gestão da instituição proposta ao Governo. “Podemos dizer que estamos disponibilizando todo o potencial que a unidade tem a oferecer para população. Se mantivermos esse quantitativo nós poderemos melhorar ainda mais a qualidade e otimizar nossos serviços. É o compromisso que assumimos com o Governo e vamos tornar o Hospital de Ponta Porã cada vez mais um espaço de acolhimento e excelência”, afirma.

Dentre as ações que tiveram destaque com a nova gestão, estão a reabilitação das salas cirúrgicas, leitos de UTI, aquisição de equipamentos e ampliação da oferta de exames, o que possibilitou a melhoria na assistência à população com rapidez e eficácia.

Jéssica Ferreira Cabanas, 19 anos, ficou internada na UTI e se recuperou de três paradas cardiorrespiratórias. Ela se emocionou ao contar os dias que passou internada e o quanto a equipe foi importante na sua recuperação.
“Voltei à vida. Parei de respirar três vezes e os profissionais agiram de maneira rápida, eficaz e me proporcionaram viver de novo. Só tenho que agradecer por todo cuidado e carinho da equipe de enfermeiros, técnicos e médicos que contribuíram para minha completa recuperação”, contou.

Estrutura – O hospital atende a população de mais de 200 mil habitantes dos oito municípios da região sul do estado e conta com 107 leitos, 29 destinados a Clínica Cirúrgica e Ortopédica, 20 para a maternidade, 16 leitos na Clínica Pediátrica e 32 na Clínica Médica. O Hospital Regional de Ponta Porã também possui 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em média, 130 pacientes passam, por dia, no Pronto Socorro, que oferece atendimento de baixa e média complexidade em regime de livre demanda ou referenciada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *