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Em 4 anos de administração do Instituto Acqua, Hospital Regional Dr. José de Simone Netto (MS) avança em tecnologias e conquista única certificação ONA de hospitais públicos do estado e título de uma das melhores UTIs do Brasil

29/03/2023

Unidade, referência para mais de 200 mil habitantes, é a única pública do Mato Grosso do Sul a conquistar certificação ONA e figurar na lista de melhores UTIs brasileiras – reconhecida pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), completa quatro anos sob administração do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). A gestão foi firmada por meio de contrato com o governo estadual em 29 de março de 2019 – desde então, a unidade se tornou referência para a Saúde sul-mato-grossense. O mais recente reconhecimento foi divulgado na última terça-feira (28/03), com a unidade figurando na lista de melhores UTIs brasileiras com performance nos parâmetros mortalidade hospitalar e utilização de recursos. O destaque foi apresentado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), com a publicação da lista de hospitais brasileiros que receberam o selo de UTI “Top Performer”. Participaram da avaliação 707 hospitais, e destes, 135 (19,1%) receberam a distinção. Essa participação engloba 50% das UTIs do Brasil. No Mato Grosso do Sul, o Hospital Regional Dr. José de Simone Netto é o único 100% SUS a obter a honraria.

Letícia Carneiro, diretora-geral, lembra que cada conquista é fruto do trabalho em conjunto. “O hospital atende Ponta Porã, a cidade vizinha Pedro Juan Caballero, que faz fronteira Brasil-Paraguai, além de ser referência para outras cidades da macrorregião, com mais de 200 mil habitantes. Durante o dia temos fluxo muito alto de pacientes, o que gera grande atendimento, desta forma, toda nossa equipe técnica e administrativa também trabalha em conjunto, de modo que possamos atender todos da melhor maneira possível. As vitórias que estamos colhendo nestes anos são resultado de atuação em equipe, sempre dedicada a ofertar qualidade”, destacou a gestora.

Eficiência que resultou ainda para certificação via Organização Nacional de Acreditação (ONA), com a obtenção da Acreditação Nível I. A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente. A Acreditação Nível I avalia todas as áreas da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais – para este certificado é preciso cumprir ou superar em 70% os padrões de qualidade. O hospital é o único 100% SUS do estado a conquistar o certificado.

“Dentro do estado do Mato Grosso do Sul, o Hospital Dr. José de Simone Netto é o único hospital público 100% SUS que possui o selo de certificação ONA, garantindo desta forma um atendimento de qualidade para o paciente que utiliza da saúde pública dentro do município de Ponta Porã e região. Agora vamos em busca da Acreditação Nível II”, enfatiza Marllon Nunes, diretor administrativo.

Pandemia de Covid-19 – O hospital foi referência para casos de Covid-19 e contou com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A unidade, naquele período, adequou setor próprio para pacientes com sintomas respiratórios. Dentro dessa área havia equipe específica com roupas e materiais de proteção individual, sala de estabilização respiratória com monitores e respiradores. O hospital também criou um comitê de crise com o intuito de atualizar a equipe multidisciplinar, conduzir estratégias e protocolos para otimizar o atendimento e conter a disseminação do vírus. O comitê foi presidido pelo médico infectologista Pablo Custódio, e contou com médicos e enfermeiros que realizaram centenas de capacitações. Como complemento à atuação diante da pandemia, o Hospital Dr. José de Simone Netto ainda contou em suas dependências com a instalação de Hospital de Campanha com 40 leitos clínicos de enfermaria/observação equipados com todo suporte de tratamento, inclusive oxigênio. Mais 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foram instalados – todos equipados com ventiladores mecânicos, desfibriladores, carrinhos de urgência, central de monitoramento, monitores multiparâmetro e suporte avançado de vida.

Humanização – Como parte da política administrativa do Instituto Acqua, a Humanização é adjetivo no Hospital Regional Dr. José de Simone Netto. Durante os quatro anos, destacam-se os acolhimentos, serviços de parto humanizado, visitas assistidas por familiares e ações voltadas para o bem-estar do paciente. “Temos uma grande contribuição do serviço social da unidade que atua em conjunto com o núcleo de psicologia e a comissão de humanização hospitalar para garantir um atendimento de qualidade para o nosso paciente”, destacou o psicólogo Nilson da Cruz, um dos responsáveis pela área de humanização da unidade.

Práticas de pré-parto, parto e pós-parto, além de rodas de conversa sobre diversos temas, métodos não-farmacológicos para alívio da dor, entre outras ações, integram modelo administrativo que prioriza cada paciente e acompanhante.

Pronto-Socorro, UTI e internações – Com atendimento potencializado pela entrada do projeto “Lean nas Emergências”, que prevê diminuir o tempo de atendimento no Pronto Socorro da unidade, a quantidade de atendimentos emergenciais foi significativa; ao todo foram realizados 45.477 atendimentos no PS, entre os meses de janeiro e outubro de 2022; o total de internações também foi elevado. Ao todo, foram realizadas 6.223 internações. “É importante destacar que o número de internações aumentou devido ao retorno das cirurgias eletivas, que estavam suspensas na unidade por conta da pandemia, e durante o ano de 2022 os atendimentos foram aumentando gradativamente”, destacou Alexandre Trindade, enfermeiro RT (Responsável Técnico) do Pronto Socorro. Entre os atendimentos, destacam-se as internações de traumatologia, realizadas pela equipe de ortopedia da unidade – após coleta de dados, foram constatados 826 atendimentos em pacientes de trauma durante o ano de 2022, ou seja, cerca de 13% das internações.

Outra referência é a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – 20 no total; no mês de outubro de 2022 foi concluída a reforma da UTI-B, garantindo melhor atendimento ao usuário. “A chegada da UTI-B contribuiu para potencializar o nosso atendimento, e nos tornarmos cada dia mais um hospital modelo dentro do estado”, destacou Eber Ayala, enfermeiro responsável pela UTI. Cada UTI atende, em média, 520 pacientes por ano.

Assistencial, CCIH, NEP e SESMT – O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto se destacou também pelo atendimento assistencial. Sob responsabilidade das equipes de Assistência Social e Psicologia foram realizadas diversas visitas assistidas, acompanhamentos para colaboradores e pacientes na parte de saúde emocional e também auxílio para pacientes que chegam no hospital em situações de vulnerabilidade. “É um atendimento realizado da melhor maneira possível, para todos os pacientes”, destacou Casimira Machado, uma das assistentes sociais da unidade.

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) também realizou grandes ações durante os últimos anos. Foram treinamentos, palestras e capacitações aos colaboradores como práticas de aprimoramento hospitalar. A CCIH trabalha em conjunto com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica.

As educações permanentes figuraram em destaque durante estes quatro anos. O trabalho coordenado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) é realizado de maneira semanal com palestras abertas a todos os colaboradores, e durante o dia com treinamentos específicos em cada setor. Ao todo, mais de 230 palestras destacaram campanhas como “Abril Verde, Outubro Rosa, e Novembro Azul.

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) também realizou diversos eventos na unidade, como a SIPAT (Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho) e a eleição da CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes). O SESMT também atua na notificação de acidentes de trabalho e zela pelo bom andamento do trabalho.

Samir Siviero, diretor-presidente do Instituto Acqua, reforça o compromisso da instituição frente à unidade e cumprimenta os profissionais. “O Hospital Dr. José de Simone Netto é grande referência para nós do Instituto Acqua. A população merece o melhor e, certamente, se não fosse a dedicação, conhecimento e empenho dos profissionais, não teríamos sucesso. Parabenizo cada um que ajuda a transformar a unidade em modelo hospitalar público. Esse esforço garante, como já foi demonstrado, um trabalho focado na qualidade. É um orgulho ver este hospital conquistando a Acreditação ONA e também agora o reconhecimento da AMIB como uma das melhores UTIs do Brasil”, pontua o gestor.

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