contato@institutoacqua.org.br

Em 60 dias, mais de 180 pacientes receberam alta após tratamento contra a Covid-19 no Hospital Dr. Carlos Macieira (MA)

19/05/2020

Pacientes são considerados recuperados quando não apresentam mais sintomas; o hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão

Em dois meses de atendimento, 188 pacientes em tratamento contra a Covid-19 saíram recuperados do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), na capital maranhense. O dado divulgado pela direção do hospital, nesta terça-feira (19/05), reitera os esforços da equipe assistencial da unidade de saúde, que é referência no Maranhão para o atendimento de pessoas infectadas pelo novo Coronavírus.

Segundo o diretor do HCM, Edilson Medeiros, os pacientes recebem alta a partir de avaliação clínica baseada na aferição do padrão respiratório satisfatório. “Por meio do uso do oxímetro, fazemos a medição da saturação. Quando a aferição é superior a 94% em ar ambiente por 24h, significa que o padrão respiratório do paciente está satisfatório”, explicou.

Medeiros destacou também que outros exames complementares, como o padrão radiológico, reforçam a avaliação do diagnóstico feito pelos médicos. Cada paciente tem uma resposta imunológica diferente ao vírus, alguns mais demorados e que exigem mais tempo de internação.

“Os pacientes em isolamento domiciliar ficam 14 dias em tratamento com medicação. Já os pacientes internados podem ficar mais dias. São considerados recuperados aqueles que apresentam padrão respiratório satisfatório, mas que podem precisar de medicamentos de anticoagulação. O paciente é considerado recuperado quando sai do hospital sem necessitar de medicação nenhuma”, complementou o diretor do HCM.

Foi assim com o senhor José Inaldo de Assunção, 80 anos, internado no dia 9 de maio no Carlos Macieira. “Adoeci depois que me molhei na chuva. Tive febre, tomei remédio e melhorei. Mas depois meu corpo ficou todo dolorido e senti aquele cansaço”, disse José Inaldo.

Tatiana Assunção, filha de José Inaldo, aguardava ansiosa a saída do pai, na última quinta-feira (14/05). “Antes de vir para o HCM ele foi atendido na UPA do Araçagy e quando soube que ele ia ser internado foi um momento difícil porque a gente já sabia que não teria mais contato com ele dentro do hospital. Mas a gente teve confiança. A equipe do hospital deu todo apoio, cuidado, suporte psicológico, todo dia a gente conversava com a médica sobre o boletim”, falou.

Em casa, a convivência já está adaptada aos protocolos de precaução. “Ele vai ficar com a gente e todos estamos convivendo com máscara, espalhamos álcool na limpeza, usamos álcool gel nas mãos e não tivemos sintomas da doença”, disse Tatiana Assunção.

Josépio Costa Lindoso, 70 anos, também celebrou a alta hospitalar. “O tratamento aqui no hospital foi ótimo. Digo para todo mundo: se sentir febre, dor no corpo, procure a unidade de saúde, os profissionais de saúde estão vencendo a doença”, disse, otimista.

Seguimento – Os pacientes que recebem alta da Covid-19 não transmitem a doença, mas são orientados a continuar o acompanhamento do quadro clínico nas Unidades Básicas de Saúde. Por ser uma doença ainda em estudo, alguns pacientes podem ter sintomas de complicações renais, neurológicas ou cardíacas.

Edilson Medeiros reitera que é importante que os pacientes de alta continuem com o uso de máscaras em cumprimento à determinação do Governo do Estado. “Independente do paciente ter tido ou não a patologia, o uso de máscara é também uma medida socioeducativa para todos, já que não há como identificar quem teve ou não teve os sintomas da Covid-19”, finalizou.

O Hospital Dr. Carlos Macieira é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão. A unidade, referência para o atendimento de pessoas infectadas pelo novo Coronavírus, conta com estrutura de 74 leitos de UTI e 128 leitos de enfermaria exclusivos para pacientes com Covid-19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *