contato@institutoacqua.org.br

Empreender com o verde

11/10/2019

Ex-alunos do curso de jardinagem do Instituto Acqua investem em negócio com plantas e reaproveitamento de resíduos

Mudar de carreira é sempre desafiador. Escolher uma nova área diante da infinidade de opções no mercado é ainda mais complicado. Porém, atuar com algo que considera ser além de um estilo de vida torna a transição mais natural. Empreender com o verde foi a escolha de dois ex-alunos do curso de jardinagem do Instituto Acqua.

Lumi Nathália Yada, 34 anos, formada em publicidade e propaganda, e Bruno Tonhetti Galasse, 32 anos, formado em comunicação mercadológica e pedagogia, mudaram as carreiras para empreender pela marca ‘Nós 2’. “Não estávamos felizes nos empregos e queríamos mudar para algo que acreditávamos ser mais que um estilo de vida. Conversamos bastante, estudamos diversas opções até perceber que poderíamos montar um negócio voltado a plantas, já que ambos são apaixonados pela natureza”, disse Bruno.

“Empreender com o verde tem sido uma opção de renda extra ou de um novo negócio a cada dia. As pessoas estão percebendo a importância da natureza próxima da nossa rotina. E por isso, tem aqueles que se interessam por lazer e os que visualizam uma fonte de renda. Fico feliz em ver este despertar pelas plantas”, enfatiza Carmen Bosso, professora do curso de jardinagem do Acqua.

O casal participou de diversos cursos, além do curso de jardinagem oferecido pelo Acqua há um ano. “Neste curso tivemos a certeza e o embasamento profissional que precisávamos para trabalhar com isso. Foi como um divisor de águas. Nos sentimos seguros. A jardinagem é uma área acolhedora, e a professora Carmen é muito generosa e passa todo o conhecimento que tem”, lembra Lumi.

A ‘Nós 2’ começou com peças em macramê – técnica de tecer fios que não utiliza nenhum tipo de maquinaria ou ferramenta -, logo lançaram modelos para pendurar vasos com plantas. As suculentas e terrários tornaramse o ponto forte dos empreendedores, que sempre acrescentam algo no produto para ter um diferencial.

Desde o início de 2019 ambos também atuam na Floricultura Flor Exótica, que pertence à família de Lumi. “Percebemos que não somos concorrentes e sim complementamos com outra linha de produtos. Trabalhamos com peças mais decorativas, incluímos bordados, vasinho de concreto, lembrancinhas, entre outras coisas”, pontua Bruno.

“Foi difícil a decisão de mudança de carreira, ainda mais porque a renda muda completamente durante a transição de área. Mas com certeza foi a melhor decisão que tomamos. Hoje nos dedicamos a algo muito superior ao trabalho, nos dedicamos a um mundo mais verde, com mais vida e conseguimos passar isso aos clientes e amigos”, descreve Lumi.

Os empreendedores ainda dão consultorias em jardinagem. “O curso do Acqua nos deu a formação para atuar também nesse ramo. Adquirimos a confiança para dar as consultorias. É um curso tão completo, cheio de dicas da professora e troca de experiências entre os alunos, que conseguimos abrir o leque de opções”, afirma Lumi.

A ‘Nós 2’ cresce dia após dia, conquistando clientes em todo o Brasil e no exterior. “Ficamos felizes com a expansão porque hoje trabalhamos com algo que realmente acreditamos e transformamos a vida das pessoas. Além de atuar com muitos materiais reaproveitados, e transformamos o que era lixo em algo belo e com vida”, conta Bruno.

A marca tem o reaproveitamento de resíduos como ponto forte. São tecidos, linhas, vidros, rolhas, e tantos outros objetos que a dupla transforma em produtos. “Isso ajuda o planeta e também amplia um pouco o nosso lucro. Sempre antes de jogar no lixo pensamos: como podemos reaproveitar? E geralmente criamos uma linha que é bem aceita pelos clientes”, explica Lumi.

4 comentários em “Empreender com o verde”

  1. Fefeu disse:

    Muito bom Bruno! Parabéns pelo trabalho e pela coragem da mudança.
    Fico feliz por estar fazendo o que gosta e mais importante, continuo aprendendo e ensinando.
    Precisamos nos encontrar um dia desses, tenho me distraído com plantas e alguns trabalhos manuais.
    Saudades! Grande Abraço 🤗

  2. Roberta Poliani Viegas disse:

    Fantástico. Parabéns…

  3. Amarildo Lima disse:

    Parabéns Lumi e Bruno.
    Muito sucesso pra vcs.
    Abraços Amarildo.

  4. Sílvia Perrone disse:

    Fiquei encantada!!!! Parabéns à esse casal querido!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *