contato@institutoacqua.org.br

Encontro de Gestores do Instituto Acqua debate desafios e impactos da Covid-19

17/12/2020

Durante abertura do segundo dia de atividades, evento contou com a presença do Secretário de Estado da Saúde do Maranhão, Carlos Lula

Os desafios de enfrentamento à Covid-19 nortearam palestra de abertura do segundo dia de programação do Encontro de Gestores do Instituto Acqua, na manhã desta quinta-feira (17/12), em São Luís (MA). Carlos Lula, Secretário de Estado da Saúde do Maranhão, instigou reflexão sobre a gravidade da pandemia e os impactos.

“Não queria fazer uma reflexão pesada com números e dados. Quero acreditar que ninguém quer reviver esse ano. O número de óbitos, semanas de desespero e dificuldade. Parentes e profissionais que perdemos no campo de batalha, e que não foram poucos. Em nome de cada servidor que perdemos, pessoas que convivíamos e que não estão mais ao nosso lado. Por quanto tempo a gente aguenta?”, disse o secretário de Saúde.

O relato de Carlos Lula lembrou a insegurança vivenciada com a pandemia no Maranhão em março, período de aumento do número de casos. “Saí de casa sabendo que não poderia voltar. Foram dois meses afastado da minha família. Mas eles acreditaram em mim e fui de cabeça junto com todos vocês”, reforçou. Logo em seguida, reiterou um dado: a construção de 13 hospitais no Maranhão, em 12 semanas.

Acesse para conferir as apresentações deste segundo dia de Encontro de Gestores 2020:

O Secretário agradeceu o empenho de todos os profissionais das unidades de saúde que enfrentaram a batalha contra a Covid-19. Considerou que excelência é fazer do trabalho o caminho de felicidade e vocação. “Tenho orgulho de dizer que vocês fizeram do estado do Maranhão o melhor do país na assistência em saúde pela dedicação e afinco de cada um. A vida vale à pena quando a gente torce para ela não acabar. Muito obrigado!”, finalizou.

Ao final da apresentação, uma placa de reconhecimento foi entregue pelo diretor-presidente do instituto, Samir Siviero, e pela diretora-executiva, Paula Assis.

As apresentações deste segundo dia de programação contemplam Hospital Regional de Balsas, Retaguarda Materna Elisabeth Coelho Vaz, Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças Ninar, Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, Casa de Apoio Ninar, Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir), Policlínica Presidente Dutra, Hospital Macrorregional Tomás Martins e Hospital de Campanha de Santa Inês.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *