contato@institutoacqua.org.br

Encontro de Gestores: Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) lembra desafios ao ser referência estadual para casos de Covid-19

16/12/2020

Unidade de saúde foi referência estadual no atendimento a pacientes com diagnóstico positivo da Covid-19; ação entre Governo e Acqua garantiu avanços no tratamento da doença

O Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) concluiu as apresentações do primeiro dia de Encontro de Gestores 2020 – idealizado pelo Instituto Acqua, em São Luís (MA), nesta terça-feira, 16.  A unidade de saúde foi referência estadual no tratamento da Covid-19. Os diretores Edilson Medeiros, Otávio Campos e a gerente de enfermagem, Luinar Tavares, representaram a unidade no evento que reuniu diretores das unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“Decidimos não trazer números, mas mostrarmos histórias de vida e experiências, aquilo que vivenciamos para lograrmos êxitos nessa época da Covid-19. No início da pandemia era a unidade que poderia contribuir para diminuir a mortalidade. Tínhamos no ápice da pandemia 204 leitos, sendo 110 só de UTI”, pontou Edilson Medeiros.

Os gestores lembraram da importância da união de esforços entre Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde e Instituto Acqua. A parceria institucional possibilitou avanços no tratamento dos pacientes internados na unidade de saúde e a otimização de pessoal e medicamentos.

Um dos pontos destacados na apresentação foi a aproximação de forma virtual dos pacientes com os familiares. De forma pioneira, o Hospital Dr. Carlos Macieira implantou o projeto no qual pacientes faziam videochamadas com familiares que estavam em casa. A iniciativa era uma forma de amenizar a dor pela distância e a busca de informação do estado de saúde dos entes queridos.

“Os guerreiros da equipe multiprofissional levaram informação para dentro dos lares e de forma incansável puderam amenizar o sofrimento dessas pessoas”, disse o diretor-administrativo Otávio Campos.

Treinamentos – Sendo referência no atendimento, o Hospital Dr. Carlos Macieira intensificou os treinamentos durante o início e aumento da pandemia. A unidade de saúde definiu o fluxo de atendimento, entrada de pacientes e informação. Por conta da implantação desses fluxos, os colaboradores participavam de forma rotineira de capacitações voltadas para a Covid-19.

Acesse para conferir as apresentações deste primeiro dia de Encontro de Gestores 2020:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *