contato@institutoacqua.org.br

Encontro de Gestores: Maternidade de Alta Complexidade mostra resultados e Lean nas Emergências

16/12/2020

Unidade implementou estratégias para evitar superlotação e capacitou profissionais por meio do projeto Lean nas Emergências; maternidade também virou referência para atendimento de gestantes com Covid-19

No Encontro de Gestores 2020, idealizado pelo Instituto Acqua, a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA) apresentou, na manhã desta quarta-feira, 16, em São Luís (MA), resultados de gestão e implantação do projeto Lean nas Emergências. Terceira unidade de saúde a se apresentar, a MACMA revelou estratégias de gestão inovadoras no combate ao novo coronavírus. Referência em atendimento a pacientes grávidas de alto risco, a maternidade também virou referência de atendimento a gestantes com a Covid-19. A maternidade foi representada pela coordenadora de enfermagem, Nayra Karoline Neco da Silva Magalhães, e pelo supervisor administrativo Mauro Celio Costa.

A maternidade iniciou o ano desenvolvendo o planejamento de estratégias para evitar a superlotação da unidade, a partir da capacitação por meio do projeto Lean nas Emergências, do Governo Federal. Nayra Karoline falou sobre cada etapa. “Foi um ano desafiador. Iniciamos em janeiro as capacitações pelo projeto Lean e em março fomos surpreendidos pela pandemia. A maternidade foi a primeira do país a contar com um gabinete de crise e enfrentamento à Covid-19. O vírus veio para mudar paradigmas. Hoje, o nosso sentimento é de gratidão. Apesar das dificuldades estamos juntos para compartilhar nossas experiências exitosas”, disse.

A inserção do projeto Lean nas Emergências garantiu na rotina da maternidade o desenvolvimento de estratégias e ferramentas de gestão. Outra iniciativa foi a criação do projeto Cuidando do Cuidador, que colaborou na atenção para saúde mental dos profissionais. “Emocionalmente, nós, profissionais, também estávamos muito abalados. Precisávamos garantir o equilíbrio mental dos colaboradores para que cuidássemos com humanização e atenção”, afirmou a coordenadora de enfermagem.

Acesse para conferir as apresentações deste primeiro dia de Encontro de Gestores 2020:

Mais projetos foram iniciados na maternidade durante a pandemia: Passatempo terapêutico, Bebê na Telinha, Visita Virtual, Huddle diário de lideranças. Nayra Karoline ressaltou ainda a limitação das visitas de acompanhantes que afetaram também o tratamento de gestantes e puérperas. Os projetos visam garantir uma aproximação entre pacientes e familiares mediada pela tecnologia.

Em novembro, a maternidade ampliou os espaços de atendimento, com a inauguração dos novos leitos de cuidado neonatal, ampliação dos leitos de alojamento conjunto e a criação de um setor de práticas integrativas destinado a cuidados terapêuticos para as gestantes. No mês seguinte, a maternidade finaliza a capacitação e se torna a primeira do país a implantar o projeto Lean de forma efetiva.

Entre os dados apresentados, a maternidade teve 228 pacientes que testaram positivo e 12 óbitos na UTI materna. Dentre os profissionais, 61 colaboradores testaram positivo para o vírus e tiveram o suporte de atendimento garantido sem óbitos. Ao final da apresentação, uma placa de reconhecimento foi entregue pelo diretor-presidente do instituto, Samir Siviero, e pela diretora-executiva, Paula Assis.

Um comentário em “Encontro de Gestores: Maternidade de Alta Complexidade mostra resultados e Lean nas Emergências”

  1. Estamos orgulhosos pelos avanços alcançados na MACMA, a pesar das dificuldades devido o cornavirus. Ampliamos leitos de uti neo, de enfermarias, reforma de varios setores da maternidade, aquisição de equipamentos… para melhor servir nossas pacientes, seus filhos e acpmpanhantes. Grande apoio Acqua, SES e Governo do Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *