contato@institutoacqua.org.br

Equilíbrio na saúde mental é pauta de palestra na Policlínica da Criança (MA)

27/01/2023

Debate teve enfoque nos cuidados com a saúde mental entre os profissionais da unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua e SES    

Profissionais e usuários da Policlínica da Criança, em São Luís (MA), dialogaram sobre a importância de buscar o equilíbrio na saúde mental, na manhã desta terça-feira (24/1). A roda de conversa foi mediada pela psicóloga Ana Gabrielle Guterres Romanhol, coordenadora do projeto Florescer, da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e integra a campanha Janeiro Branco.

Gabrielle lembrou o início da campanha, que começou em Minas Gerais, por iniciativa do psicólogo Leonardo Abraão. “O Janeiro Branco é um movimento nacional que foi incorporado pelas unidades de saúde, mas não é oficialmente uma campanha do calendário do Ministério. Porém, é fundamental que tenhamos a oportunidade de conversar sobre o tema porque todos nós podemos ser promotores da saúde mental”, enfatizou.

A ideia da campanha é iniciar o ano imaginando os próximos meses como uma folha em branco na qual todos nós podemos escrever uma nova história, com metas possíveis entre os vários âmbitos da vida, de forma flexível a cumprir. Gabrielle ressaltou que o tema da saúde mental não deve ser compreendida pela dimensão da loucura, mas com o reconhecimento de que é importante manter o bem estar psíquico. “Cada pessoa tem sua história e subjetividade. Não tem uma receita comum a todos. A felicidade é um estado de ser”, pontuou.

Manter boa alimentação, atividade físicas, cultivar hobbies, exercitar a troca nas relações fraternas, associar práticas integrativas com os cuidados tradicionais da saúde foram sugestões apontadas pela psicóloga. “Se a gente alterar na nossa rotina aquela conversa com o colega de trabalho mudando o ‘tudo bem’ por ‘como você está’, você vai perceber que muda a abordagem e o acolhimento”, disse Ana Gabrielle.

Ela lembrou ainda que o transtorno mental não é uma consequência para apenas algumas pessoas. Todos nós estamos sujeitos, por genética ou por eventos ambientais (situações no dia a dia) e que enfrentar os desafios da vida cotidiana é também aprender a cultivar o autoconhecimento e os nossos limites. E saber buscar a ajuda qualificada.

O projeto Florescer, da Secretaria de Estado da Saúde, tem como foco o cuidado com a saúde mental dos profissionais de saúde, com uso de práticas integrativas e complementares. Existe desde 2019 e, neste ano, tem como prioridade implementar as práticas em unidades de saúde que ainda não foram contempladas com o serviço, de acordo com a estrutura e quais as necessidades dos profissionais de saúde.

O técnico de enfermagem Gustavo Pontes, 22 anos, se sentiu contemplado com a palestra. “É algo que eu coloco todos os dias na minha vida: a questão de perseverar e ter fé você pode superar os obstáculos, é algo que eu levo na minha vida para lidar com as dificuldades”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *