contato@institutoacqua.org.br

Equipe da Ala Covid-19 do Himaba (ES) promove “alta comemorada”

29/06/2021

Unidade é administrada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa); práticas humanizadas integram gestão junto às equipes assistenciais

Com objetivo de ofertar atendimento humanizado aos pacientes, a equipe da Ala Covid-19, anexa ao Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha (ES), administrado pelo Instituto Acqua, promove a iniciativa “alta comemorada”. A ação ocorre desde o início do funcionamento da nova Ala, em maio. A alta comemorada consiste em momento de celebração alinhado com os gostos dos pacientes: suas músicas preferidas e hobbies. Participam também a equipe que acompanhou o paciente e familiares.

Para a coordenadora de Equipe Multiprofissional da Ala Covid-19, Bárbara Kaiser Müller, a saída dos pacientes é sempre um momento de muita emoção e alegria. “Vencer a Covid é uma vitória para o paciente, para sua família e para nós que realizamos o cuidado em saúde. A alta comemorada surge como uma extensão do trabalho humanizado que realizamos com os pacientes internados na Ala. Considerando todas as condições sociais e psicológicas enfrentadas por eles, nos dedicamos a oferecer o maior conforto possível. Como humanização é a palavra-chave do Instituto Acqua, nosso empenho é proporcionar uma alta comemorada que faz jus à vitória da vida”.

Uma das altas mais animadas foi a de Lúcio Jonas de Oliveira, que se despediu do hospital, após 9 dias, ao som do seu cantor favorito, Amado Batista. Sua esposa, Maria de Oliveira, se surpreendeu. “Ele foi muito bem atendido, adorou as meninas e até fez uma dancinha de tão contente que ficou. É uma forma de comemorar por ter vencido a Covid e poder voltar para casa”.

Já para despedida de Creuza Pereira de Souza, 59 anos, a equipe se reuniu no corredor de acesso à saída ao som do forró que ela gosta. A enfermagem também fez questão de pintar as unhas dela para o momento da alta.

Ala Covid-19 – O acesso aos 30 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e aos 52 de enfermaria acontece via Regulação Estadual. A ala conta com 170 colaboradores.

O novo espaço, apesar de ser anexo ao Himaba, tem acesso independente da unidade pediátrica e conta com equipe médica e assistencial distintas. Os novos leitos, a princípio, seriam destinados ao atendimento pediátrico, mas, com a pandemia da Covid-19, o perfil de atendimento foi modificado para auxiliar a rede hospitalar capixaba no enfrentamento à doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *