contato@institutoacqua.org.br

Equipe da iniciativa Saúde em Nossas Mãos visita Hospital Dr. Carlos Macieira (MA)

27/05/2022

Visita foi acompanhada por profissionais do hospital com objetivo de avaliar critérios de prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde; unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Na quarta-feira (25/05), o Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís (MA), recebeu visita da equipe técnica do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), como parte das ações do Saúde em Nossas Mãos. O programa, desenvolvido em parceria com Hospital Sírio Libanês, propõe qualificação e melhoria da segurança dos pacientes e diretrizes sobre prevenção de infecções em unidades de terapia intensiva.

Gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Hospital Dr. Carlos Macieira passou a integrar o programa em setembro de 2021 e, desde então, vem participando de treinamentos e dinâmicas de melhoria da assistência com implementação de práticas nas UTIS, relacionadas com a ventilação mecânica, uso de cateteres e de sondas vesicais. O programa inclui ainda as unidades gerenciadas pelo Instituto Acqua: Maternidade de Alta Complexidade no Maranhão (MACMA), Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, e o Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (HIMABA), em Vila Velha, no Espírito Santo.

“Na visita, a UTI Geral 1 foi o ponto focal para evidências sobre prevenção de infecções com observação de oportunidade de melhorias. Após a visita vamos continuar com as aulas virtuais e uma segunda visita no final do ano”, pontuou Kássia Gusmão, enfermeira intensivista da UTI Geral 1 do hospital.

A iniciativa do programa é uma alternativa para determinados hospitais fazerem jus à Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social em Saúde (CEBAS) por meio da realização de projetos de educação, pesquisa, avaliação de tecnologias, gestão e assistência especializada voltados ao fortalecimento e à qualificação do SUS em 119 UTI’s de todo Brasil.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *