contato@institutoacqua.org.br

Equipe de cuidados paliativos do Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) promove aula sobre atendimento multiprofissional

27/10/2020

Edilson Medeiros, diretor do hospital, participou da atividade e anunciou a destinação de 4 leitos exclusivos para pacientes em atendimento de cuidados paliativos. Unidade de saúde é gerenciada pelo Instituto Acqua e SES

O Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), de São Luís, deu início em setembro aos serviços do ambulatório especializado em cuidados paliativos. Na última sexta-feira (23/10) foi realizada a segunda aula de educação continuada com o tema ‘Cuidados Paliativos, meu cuidado, meu conforto’, e contou com a presença de residentes, enfermeiros, equipe de direção e gerência, supervisores e equipe multidisciplinar. O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.

As aulas acontecem mensalmente e têm objetivo de sensibilizar profissionais do hospital sobre a importância do papel da equipe multiprofissional, os casos clínicos e os principais cuidados com os pacientes em cuidados paliativos, como explica a enfermeira da equipe de cuidados paliativos, Thamyres Martins.

“Temos um cronograma de aulas até dezembro. Falamos, hoje, sobre a atribuição de cada profissional de saúde, em diferentes especialidades, sobre a abordagem ao paciente em cuidado paliativo. A ideia é sensibilizar as equipes, estudantes, estagiários e os familiares para que a gente tenha condição de multiplicar a importância do nosso trabalho”, explicou.

Edilson Medeiros, diretor do HCM, participou da aula e anunciou que o hospital será a primeira unidade de saúde estadual a ter 4 leitos exclusivos para assistência em cuidados paliativos. “Esse tipo de tratamento já é uma lei estadual e estamos organizando melhor esse núcleo, com o ambulatório. É uma conquista para a população e para todos os profissionais que acreditam no atendimento mais humanizado”, destacou.

Dez pacientes do hospital seguem incluídos no tratamento com assistência paliativista em fases diferentes. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o cuidado paliativo é uma abordagem que promove a qualidade de vida dos pacientes (adultos e crianças) e seus familiares que enfrentam doenças que ameaçam a vida. Previne e alivia o sofrimento por meio da identificação precoce, avaliação correta e tratamento da dor e outros problemas físicos, psicossociais e espirituais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *