contato@institutoacqua.org.br

Equipe de enfermagem da UPA Guarabira (PB) recebe capacitação sobre ventilação mecânica

22/08/2019

Sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, unidade investe em treinamento como forma de reciclagem e aprimoramento de profissionais 

A Unidade de Pronto Atendimento – UPA Guarabira (PB) realizou, na tarde da última terça-feira (20/08), treinamento sobre ventilação mecânica para pacientes. A capacitação foi destinada aos profissionais de enfermagem. O fisioterapeuta Stênio Costa foi responsável por conduzir a apresentação, que faz parte dos momentos para qualificação do atendimento da UPA. O Instituto Acqua administra a unidade por meio de parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Para o coordenador-administrativo da UPA, Júnior Fernandes, momentos de capacitação são importantes para promover reciclagem e aprimoramento das técnicas. “Esta capacitação auxilia nossos profissionais a aprofundar seus conhecimentos e experiência com o manuseio do equipamento de ventilação mecânica, que é de uso contínuo na sala de observação vermelha. São ações que contribuem diretamente com a melhoria do atendimento que prestamos à população”, comentou.

A enfermeira Milena Dourado foi uma das profissionais que participaram do treinamento e destacou a importância da ação no cotidiano do trabalho. “É extremamente importante para a equipe de enfermagem, pois permite a retirada de dúvidas e a aquisição de conhecimento. O que possibilita maior segurança na hora de manusear o equipamento e realizar tal procedimento”.

Perfil – A UPA Guarabira atende pacientes de 27 cidades próximas. Os números mostram a importância da UPA para a população, que realiza média de 7.400 atendimentos, a cada mês, nos primeiros seis meses do ano. No total, foram 44.517 atendimentos neste período. A unidade contribui para a organização dos atendimentos de urgência e emergência e funciona como porta de entrada para os atendimentos de urgências pediátricas e clínicas para o hospital da cidade, além do apoio à atenção básica na região. A estrutura conta com sala de raio-X, salas de observação (adulto e pediátrico), sala de urgência e emergência, sala de sutura, de curativos, aplicação de medicamentos, inalação, coleta laboratorial, assistência e apoio aos consultórios, eletrocardiografia e classificação de risco.

Um comentário em “Equipe de enfermagem da UPA Guarabira (PB) recebe capacitação sobre ventilação mecânica”

  1. Luiz Fernando disse:

    Profissionais altamentes capacitados e merecem total confiança da população regional. Parabéns para o Instituto ACQUA e para o diretor Júnior Fernandes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *