contato@institutoacqua.org.br

Equipe do Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) participa de treinamento de Brigada de Incêndio

24/11/2021

Atividade reuniu representantes de todos os departamentos do hospital e atende a Norma Técnica 23

Na última terça-feira (23/11), profissionais do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís (MA), participaram de treinamento para formação da Brigada de Incêndio. A capacitação integra as ações de segurança coordenadas pela equipe do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) do Instituto Acqua. O hospital é administrado pelo Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A atividade atende a Norma Técnica 23, com formação de uma Brigada de Incêndio e conteúdo teórico e prático de atendimento pré-hospitalar, combate em casos de incêndio, legislação vigente, estratégias para casos de abandono de área e práticas de prevenção. Pela manhã, foram repassados conhecimentos teóricos e, à tarde, os profissionais colocaram em prática as técnicas orientadas, que incluem os elementos essenciais para formação do fogo, triângulo do fogo, classes de incêndio, agentes extintores, métodos de combate, ABC da vida, RCP, rota de fuga e evacuação de área.

Integraram a capacitação 170 profissionais de setores diversos que receberam certificado, ao final do treinamento, e estão habilitados a realizar inspeção, potencial de risco de fogo, em caso de princípio de incêndio fazer o combate e acionar o bombeiros. “Fizemos um edital interno de convocação. A norma técnica orienta termos uma Brigada de Incêndio dentro do hospital que atua como colaboradores no combate ao sinistro, ao princípio de incêndio. Temos na unidade de saúde a colaboração de profissionais do Corpo de Bombeiros também”, pontuou Marcus Vinícius Diniz Ferreira, técnico de Segurança do Trabalho da SESMT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *