contato@institutoacqua.org.br

Estudantes da saúde realizam apresentação junina na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão

17/06/2019

Atividade cultural integra o acompanhamento e formação em assistência humanizada na área da saúde oferecido pela maternidade gerenciada pelo Acqua e Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Um grupo de 50 estudantes da área da saúde animou os corredores das enfermarias da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), localizada em São Luís, na manhã desta segunda-feira (17/06). Repertório de toadas, quadrilhas juninas e músicas tradicionais embalaram o evento. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Acompanhados por diretores e coordenadores da MACMA, alunos dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia de cinco instituições participam de projeto de humanização em unidades de saúde gerenciadas pela SES, como explica Elma Carla Nascimento Gama, supervisora de estágio supervisionado da maternidade.

“Os estudantes integram o projeto ‘Minha Voz Canta’, que tem intenção de promover a prática da musicoterapia e humanizar alunos, colaboradores e pacientes. Em duas semanas, eles ensaiam ritmos e melodias de acordo com o calendário cultural e, nesse mês, apresentamos repertório junino”, explicou.

Dois músicos acompanhavam os estudantes, o saxofonista Bruno Ribeiro e o instrutor regente do grupo, Francisco Newman, idealizador do projeto. As matracas e maracás, instrumentos de percussão, também serviram de suporte para que os estagiários entrassem no ritmo das músicas juninas. Ao final, doces e comidas típicas foram distribuídos no refeitório da maternidade.

“Sou instrutor regente em três instituições educacionais e estamos nessa parceria com a unidade de saúde para fazer trabalho de preparação musical. Fizemos no carnaval, mês das mães, e hoje apresentamos músicas juninas. Exercitamos técnica de respiração, aquecimento vocal e alongamento para ajudá-los nesse momento”, disse Newman.

O diretor-geral da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, Hilmar Hortegal, destaca a importância de atividades culturais dentro da unidade de saúde. “Hoje a unidade de saúde não representa mais o ambiente do adoecido, é uma extensão da casa e, por isso, deve ser um local que transmita alegria, paz e confiança. A arte, música e cultura ajudam a tornar a maternidade um ambiente social saudável e humanizado”, ressaltou.

Foi o que confirmou a gestante internada na maternidade, Edinete Francisca dos Santos, 35 anos. Para ela, o momento de animação trouxe alívio na rotina. “Tira a tensão de estar no ambiente do hospital, longe da família”, falou.

Sentimento que é compartilhado também pelos funcionários da Maternidade de Alta Complexidade, como a técnica de enfermagem Núbia Maria Conceição Rodrigues. “Adoro cantar e acho muito bom ter um momento como esse. Estou feliz em ver essa animação e também por cuidar dos meus pacientes, gosto demais”, respondeu animada.

Pauline Brasil Vale, 24 anos, estudante do 9º período de Enfermagem na Faculdade Estácio comentou sobre a importância da atividade. “Além do ambiente hospitalar ser muito sobrecarregado na rotina, esse momento traz uma comunhão muito boa, a ter um dia melhor, um gesto simbólico bem aceito por todos”, pontuou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *